Claro que não! Como todo material, há uma vida útil. Costumamos dizer que, se o dente tem estrutura para durar a vida toda, se mal cuidado não dura, por que uma restauração cerâmica ou de resina composta há de durar?
As restaurações cerâmicas tem uma vida útil em torno de 15 anos, quanto uma resina composta de oito ou mais anos, obviamente bem executadas por um profissional competente e bem cuidadas por um paciente que tenha uma boa higienização e que frequente o cirurgião dentista no mínimo anualmente.
Para pacientes que tenham trabalhos cerâmicos na boca, é importante que seja feito um ajuste de mordida anual destas restaurações, pois elas tendem a se desgastarem menos que o dentes antagonistas, com quem mordem,
gerando assim uma situação de estresse mastigatório, o que pode levar à fratura da restauração cerâmica. Eu, Dr. Carlos Telles e minha equipe estamos aqui na Clinica Mais Sorriso para melhor lhe atender e tirar as suas dúvidas. Venham nos fazer uma visita.
terça-feira, 27 de janeiro de 2015
segunda-feira, 26 de janeiro de 2015
Odontologia e esporte.
Protetores bucais garantem a segurança de crianças e adultos durante atividades físicas
A Clinica Mais Sorriso procura estar sempre preparada para atender as necessidades dos seus clientes. A crescente rotina de atividades físicas entre pessoas de todas as faixas etárias resultou na busca de soluções para prevenir os acidentes decorrentes da prática esportiva.
Sofrendo impacto
A “odontologia esportiva” é baseada na prevenção e no tratamento de traumas orofaciais – na boca ou face. Os traumas podem acontecer tanto em crianças quanto em adultos, em brincadeiras na hora do recreio ou em campeonatos profissionais, porém são mais freqüentes no sexo masculino entre os oito e os quinze anos. Na infância, é necessário ter cuidado com os dentes de leite pois,
em alguns casos, sua perda gera conseqüências que só podem ser identificadas quando os dentes definitivos nascem. Os tratamentos em crianças e adultos podem ser longos e onerosos, e até impedir a continuidade de atividades físicas durante este período.
Protetores bucais
A melhor forma de prevenir o trauma dental durante acidentes é adotar o uso do protetor bucal. O protetor, já utilizado em pugilistas, cobre os dentes, a gengiva, a estrutura óssea e, por amortecer o impacto sofrido na região inferior da face, evita fraturas e deslocamentos na articulação temporomadibular – ATM.
O protetor, que fica perfeitamente adaptado na arcada superior, é feito de material plástico para permitir que o impacto seja absorvido e distribuído por toda a área e o impacto não atinja somente um ponto. Para garantir a eficiência de proteção, recomendamos que o protetor seja personalizado, confeccionado através de uma moldagem realizada no consultório do dentista.
Na Clinica Mais Sorriso, são indicados os modelos multi-laminados, que oferecem segurança, conforto e proteção. Opções como o chamado “ferve e molda” e protetores pré-fabricados em “tamanho único” não se adaptam corretamente à arcada e acabar provocando um acidente mais grave. Isto porque, sem a moldagem exata, a pessoa sofre um duplo impacto: de um objeto, por exemplo, no protetor e do protetor no dente.
Os modelos trabalhados pela ais Sorriso podem ainda ser coloridos. O multi-laminado, por exemplo, oferece uma grande variedade de cores. Qualquer dúvida, nos procure, Eu Dr. Carlos Telles e minha equipe estamos aqui para melhor atender.
sexta-feira, 23 de janeiro de 2015
Odontologia curativa X Odontologia preventiva.
A odontologia atual é extremamente especializada nas mais diversas técnicas de promoção da estética dental, na execução de tratamento de canal, aparelhos ortodônticos muito confortáveis e estéticos, próteses e reabilitações bucais incríveis mas algo vem ficando no passado e sendo esquecido. A odontologia vem se mostrando cada vez mais curativa e isso devido uma tendência de mercado cada vez mais capitalista e consumista mas não pensem que esquecemos da boa e velha odontologia preventiva, ela ainda é executada, em menor escala, em muitas cidades Brasileiras.
A odontologia curativa é a odontologia que cura, que trata, um problema que já está instalado. Não tenho nada contra e já trabalhei muito com esse perfil de atendimento.Os lucros são maiores e a atividade é mais tranquila para o dentista, podendo exercer dentro do seu consultório ou da sua clínica, com o conforto do ar condicionado, secretárias e a certeza de poder exercer uma boa odontologia, tratando bem seus paciente e removendo problemas como a dor. É claro que nesse mesmo contexto, o profissional pode exercer a odontologia preventiva.
A odontologia preventiva já antecipa o problema, utiliza os conhecimentos que temos para modificar hábitos dos pacientes, tratar hábitos dos pacientes para que não precise tratar doenças ou se precisar tratar alguma doença, que ela seja menos agressiva e comprometedora da saúde dos pacientes.
É uma odontologia que educa, que ensina, que busca os pacientes nos locais mais remotos e lhes dá o mínimo de suporte como ser humano. Existem diversos locais, normalmente nos interiores, que pessoas só possuem como tratamento arrancar seus dentes ou colocar próteses, famílias que utilizam uma escova dental para todos e utilizam pasta dental quando ganham.
Podemos equilibrar esse relacionamento, sermos mais humanos, mais ativos no que diz respeito à prevenção e a promoção de saúde bucal de uma maneira mais abrangente. Vamos prevenir e tratar o nosso povo Brasileiro, curando doenças já estabelecidas e evitando o início de novas doenças. Eu Dr. Carlos Telles estou aqui na Clinica Mais Sorriso, juntamente com a minha equipe para melhor atende-lo.
quarta-feira, 21 de janeiro de 2015
Dentição na adolescência . uma dica preciosa da Clinica Mais Sorriso.
Nessa fase é comum que os jovens deixem um pouco de lado os cuidados com a higiene bucal. A rotina agitada, mudanças nos hábitos alimentares como um aumento no consumo de fast food e refrigerantes, lanches rápidos, bebidas alcoólicas e em alguns casos o tabagismo, aumentam as causas de problemas odontológicos.
Por isso nessa fase é fundamental que a comunicação dos pais com os jovens que passam por essa fase exista, e que a importância dos cuidados com a higiene oral seja ressaltada. Nesse ciclo o jovem deve consultar o dentista de 6 em 6 meses. Então nos procure......aqui na Clinica Mais Sorriso iremos dar a você sempre preciosas dicas.
terça-feira, 20 de janeiro de 2015
Queilite Angular: O que é e quais as causas?
Talvez
você nunca tenha ouvido falar em queilite
angular, ou talvez conheça o problema pelo nome de boqueira, então este artigo te
ajudará a esclarecer dúvidas.
A queilite
angular é um processo inflamatório localizado no ângulo da boca uni ou bilateral, que pode ser
bastante doloroso e que devido ao movimento da boca pode deteriorar-se com
o tempo. A sua causa está associada a diversos fatores, entre eles: acúmulo de saliva,
uso de próteses mal colocadas e até mesmo de perda dos dentes ou
desgaste dos mesmos, seja por bruxismo ou erosão ácida. Tudo isso pode resultar
em perda da dimensão vertical,
ou seja, um maior
fechamento da boca resultando num acúmulo de saliva
permanente no canto dos lábios, cuja natureza ácida provoca a queilite.
Mas é
importante destacar que as causas também podem decorrer de deficiência
nutricional ou imunológica e doenças dermatológicas.
O tratamento, em geral, é
simples. Os fatores que provocam a patologia devem ser corrigidos mantendo-se a
higiene e desinfecção das próteses
dentárias que são as fontes potenciais de contaminação. Em alguns
casos, é necessário medicações no local da lesão, recomendado ao paciente que
evite alimentos
e bebidas ácidas que
irritam o local.
Raramente são necessários tratamentos a longo prazo, por via
oral ou ato cirúrgico.
O
cirurgião-dentista tem um importante papel na prevenção do problema,
principalmente no paciente idoso , onde a
incidência do caso é maior. Quando há perda da dimensão vertical, a reestruturação
da mordida por meio de próteses é um fator determinante para
solucionar a queilite angular.
segunda-feira, 19 de janeiro de 2015
Não existe “palito de dente”. uma dica preciosa da Clinica Mais Sorriso.
Não é para os dentes, é para pegar petiscos!
O palito quando usado de forma indevida para palitar os
dentes, causa um trauma sobre a gengiva, e quando feito repetidamente,
provoca uma retração da mesma, ou seja,
um deslocamento que provoca a
exposição da raiz do dente. A longo prazo, pode ocorrer ainda uma reabsorção do
osso, comprometendo o suporte e levando até à perda do dente.
Fique atento!
sexta-feira, 16 de janeiro de 2015
Odontologia Estética.
No ano que se
inicia, novos materiais odontológicos que simulam com perfeição a cor e o
aspecto dos dentes, os avanços da ortodontia, a implantodontia, a periodontia
estética,
os métodos mais eficazes de clareamento são alguns recursos que a
CLINICA MAIS SORRISO utiliza para proporcionar sorrisos perfeitos a seus
pacientes. Se você tem dentes tortos, quebrados, separados ou não-alinhados,
diferenças de tamanho ou qualquer outro problema que tire o charme do sorriso,
procure a MAIS SORRISO. A clínica está
preparada para avaliar seu caso e indicar o melhor tratamento para você.
Comesse o ano sorrindo a toa.
terça-feira, 13 de janeiro de 2015
Teste da Linguinha , você já ouviu falar ?
É um exame simples e rápido,
que assegura a saúde do seu bebê! O teste da linguinha verifica se há
alterações no frênulo lingual, ou freio lingual desde o nascimento. O
diagnóstico precoce evita possíveis problemas para amamentar, deglutir,
mastigar e falar.
O freio
lingual alterado gera dificuldades na sucção e deglutição, o que aumenta o
gasto de energia para a amamentação e consequentemente reflete no ganho de peso
do bebê. No futuro, caso não seja identificada e corrigida, essa alteração pode
provocar alterações no crescimento e desenvolvimento crânio facial, muscular e
cognitivo da criança.
O teste deve ser realizado nas
primeiras 72h de vida até 30 dias no máximo. Será avaliado clinicamente o
tamanho do frênulo, analisada a forma como mama e a pega no seio materno.
Caso
seja diagnosticado como ALTERADO, considera-se o grau apresentado e a
necessidade de correção imediata, pois quando realizada em recém-nascidos, esta
é indolor e não sangra.
Quanto
maior a criança, mais resistente e espesso se torna o freio.
Portanto, a
#OdontologiaPrénatal e #Odontologiaparabebes torna-se mais uma vez fundamental
para assegurar o crescimento e desenvolvimento do seu pequeno! Leve o seu baby
ao odontopediatra no primeiro mês de vida!
Qualquer dúvida, procure a Clinica Mais
Sorriso.
segunda-feira, 12 de janeiro de 2015
Dormir de dentadura pode aumentar risco de pneumonia em idosos
Foi o que o estudo do professor Toshimitsu
Iinuma da Nihon, pesquisador chefe da University School of Dentistry do Japão,
concluiu. Já sabemos da relação entre saúde bucal deficiente e pneumonia em
idosos, porém, este novo estudo mostra dados alarmantes sobre o costume que
muitas pessoas tem de dormir com a dentadura.
Uma das recomendações
gerais do dentista ao entregar próteses totais (dentaduras) para seus pacientes
é: não durma com sua prótese na boca. Próteses removíveis devem ser retiradas e
guardadas na hora de dormir. As parciais e as totais. Seja por vergonha do
cônjuge, ou por preguiça mesmo, muita gente acaba dormindo com as dentaduras na boca e isso pode
dobrar os riscos de contrair pneumonia em idosos.
O estudo foi realizado com mais de 500 idosos, com idade
média de 87,8 anos. O grupo de idosos que dormiam com suas
dentaduras apresentou 2,3 vezes mais chances de incidência de pneumonia, no período de 3 anos do estudo. Sem
contar problemas como inflamações na gengiva, na língua e alguns casos de
candidíase.
sexta-feira, 9 de janeiro de 2015
DEVE-SE HIGIENIZAR A BOCA DE UMA CRIANÇA QUE AINDA NÃO TEM DENTES?
Sempre me perguntam com qual idade a criança deve
realizar higiene oral. A resposta que dou é que a preocupação com a saúde bucal
da criança começa ainda no útero da mãe. Os pais devem se preocupar com a saúde
bucal deles primeiramente. Isto deve-se ao fato de que pais sem saúde bucal
gerarão filhos sem saúde bucal. Além disso,
a flora bacteriana que se formará
no aparelho digestivo da criança será herdada da flora bacteriana dos pais.
Pais com má saúde bucal terão uma flora bacteriana agressiva e altamente
cariogênica, que passará para o filho. Tenho visto crianças com três anos com
os dentes de leite cariados. Isto não precisa acontecer.Para que a criança se desenvolva com saúde bucal, siga as seguintes dicas:
1. Os pais devem ter
saúde bucal. Visitem o dentista pelo menos duas vezes ao ano.
2. Retardem ao máximo
a ingestão de alimentos açucarados pela criança.
3. Realize a higiene
bucal da criança sempre após suas refeições, mesmo que for somente leite
materno.
4. Como fazer a higienização?
Pode-se usar uma gaze embebida num enxaguatório infantil ou numa solução de
água oxigenada 10 volumes diluída em água filtrada na proporção de 1:1. Após
embeber a gaze, esprema o excesso e passe na gengiva da criança.
5. Com o aparecimento
dos dentes continue usando a gaze e complemente com uma escova e creme dental
infantil. A quantidade de creme dental a ser usado é a metade da metade do
comprimento da cerdas da escova.
6. Evite que a criança
coma entre refeições, principalmente biscoitos recheados que grudam nos dentes.
7. Alguns medicamentos
infantis usam açúcar em sua composição. Se a criança usar um medicamento
desses, faça a higienização após o uso. E higienizar a boca da criança não irá
anular o efeito do medicamento.
Seguindo essas
dicas seu filho terá uma saúde bucal perfeita.
Todavia, não se
esqueça das consultas periódicas de revisão. Vá com sua família a Clinica Mais
Sorriso e fale comigo, eu Dr. Carlos Telles e minha equipe iremos te atender e
tirar as suas duvidas, pelo menos duas vezes ao ano!
Assinar:
Postagens (Atom)