quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Dor de dente: conheça as principais causas.


Cárie, sensibilidade e fratura dos dentes são conhecidos por causarem muito desconforto
A dor de dente incomoda tanto que é conhecida como uma das piores dores que o homem sente. Costuma ser descrita como ardida, insistente ou latejante. Para ficar atento às principais causas desse incômodo conversamos com o Dentista Carlos Telles da Clinica Mais Sorriso.
Segundo Telles, a cárie é uma das causas mais comuns da dor de dente. A doença tem origem no ácido que as bactérias liberam após se alimentarem de restos de comida da boca, o que acaba corroendo o dente. O tratamento deve ser feito no consultório, por meio da remoção da parte cariada do dente
. A prevenção inclui os cuidados básicos da saúde bucal, como escovar os dentes após as refeições, com atenção redobrada na escovação antes de dormir. Isso porque durante o sono, a produção de saliva diminui e ela é uma forte aliada no combate à cárie. 
Outros dois causadores de dor de dente são as fraturas e a sensibilidade. Geralmente decorrente de quedas, brigas e acidentes, a quebra também pode acontecer pela fragilidade do dente que já passou por algum tipo de reparação ou tratamento. Por isso, quem já tem esse histórico deve ter mais cuidado ao entrar em contato com alimentos duros como caroço de azeitona, milho de pipoca.
á a sensibilidade nos dentes tem como principal fator a retração gengival. Isso acontece quando a gengiva se retrai, expondo a raiz do dente. De acordo com Telles, a retração gengival deve ser tratada por um periodontista, que vai avaliar a necessidade de enxerto de gengiva. “Também é recomendada a utilização de escovas macias, fazer bochechos com enxaguante bucal com flúor e utilizar creme dental com componentes que diminuem a sensibilidade”. 
Crianças sentem mais dor:

Algumas pessoas têm mais tolerância para a dor, mas existe uma diferença biológica entre crianças e adultos que pode explicar por que a cárie é mais dolorida para as crianças do que para os adultos.
A dentina, parte do dente abaixo do esmalte, possui pequenos canais que ligam a superfície da dentina à polpa dentária. Carlos Telles explica que, quando esses canalículos estão em formação, são mais abertos e, consequentemente, conduzem a dor mais rápido. Nos adultos, estes canais são mais estreitos, ou seja, só em casos mais graves o adulto sente dor por causa da cárie. 
Sobre o mito de que sentimos mais dor à noite, Telles acredita que isso seja um fator psicológico: “Pode ser que, por deitar para dormir e se desligar das tarefas diárias, o paciente passe a prestar mais atenção na sua dor e ache ela mais aguda”. 

Qualquer dúvida, procure a Clinica Mais Sorriso. Fale com o Dr. Carlos Telles , ele sanará suas dúvidas.

segunda-feira, 28 de setembro de 2015

SAIBA OS BENEFÍCIOS DOS ANTISSÉPTICOS BUCAIS:

São encontrados em farmácias e supermercados na forma de “bochechos”. Existe uma variedade muito grande, com diversos sabores, tipos e cores. Também chamados de Colutórios, contem alguns princípios ativos como: Clorexidina, flúor, Triclosan, óleos essenciais e cloreto de
cetilperidímio. Suas indicações mais frequentes são como “auxiliares” dos métodos tradicionais (escova e fio dental), no controle da placa bacteriana, prevenindo a cárie, gengivite e doença periodontal. Podem também ser usadas na halitose, infecções por cândida, pós-operatórios, manutenção de implantes dentários, bocas secas, adjunto ao clareamento dentário, entre outros. Seu uso deve ser bem avaliado, ou seja, indicado somente onde seja necessário, fazendo-se um acompanhamento do paciente para observar eventuais reações adversas, bem como a efetividade do tratamento.
Os bochechos a base de triclosan, normalmente contém álcool em sua fórmula já que é praticamente insolúvel em água. Os fabricantes garantem um período de 12 horas de ação impedindo a proliferação de bactérias. Seu uso continuado por muito tempo (mais de 6 meses) deve ser evitado devido a possibilidade de aparecimento de bactérias resistentes. São agressivos ao meio ambiente. São exemplos destes produtos alguns tipos plax (Colgate) e oral-b (Gillette do Brasil).
Os bochechos à base de óleos essenciais contem mentol, fenol, eucaliptol, timol e salicilato de metila. São eficazes no controle de placa, mas são menos efetivos que a clorexidina. A vantagem é que não apresentam os efeitos colaterais como manchamentos nos dentes, porém necessitam de álcool em sua composição Entretanto, os óleos essenciais não são tão efetivos em reduzir a taxa de formação de biofilme (placa dental). Algumas soluções têm Ph abaixo de 5.5 o que pode levar a desmineralização do esmalte dentário. Tem como seu principal representante o Listerine (Johnson)
O cloreto de cetilpiridínio é um composto que tem uma eficácia de ação comprovada até 5 horas (máximo). Age interferindo na aderência bacteriana. Entretanto, assim como a clorexidina, seu uso prolongado pode manchar os dentes. A grande vantagem é que dispensa o álcool na sua composição. Não é eficaz contra alguns tipos de bactérias presentes na boca (grã-negativos). Tem como principal representante o malvatricin (Dault/odontis) e cepacol (Aventis Pharma).
Concluem-se, portanto que os antissépticos bucais podem trazer diversos benefícios a sua saúde bucal, no entanto, devem ter indicações precisas, pois como vimos acima, muitos trazem junto aos benefícios, efeitos colaterais por vezes de difícil solução, já que cada um deles tem indicações e limite ao tempo de uso, não devendo na maioria das vezes serem usados indiscriminadamente.
Tendo qualquer dúvida , procure o Titular da Clinica Mais Sorriso, fale com o Dr. Carlos Teles........com certeza ele irá sanar as suas dúvidas......

quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Cárie atrapalha a rotina dos brasileiros ?


A cárie é a doença crônica mais comum no mundo, afetando cinco bilhões de pessoas, ou cerca de 80% da população mundial. No Brasil, o cenário não é diferente: 88% da população ainda sofre deste problema. Em um mundo onde a sociedade está cada vez mais exposta ao consumo de açúcares, que servem de alimento para as bactérias que formam a placa bacteriana, a cárie tornou-se uma doença silenciosa que toma proporções cada vez maiores e impacta a vida pessoal e profissional das pessoas.
A dor causada pela cárie é o problema de saúde bucal de maior impacto sobre o bem-estar dos indivíduos, levando a complicações que interferem diretamente na qualidade de vida. Para o Odontologista Carlos Telles, da Clinica Mais Sorriso, é possível relacionar a incidência de cárie a questões como diminuição do rendimento no trabalho, faltas escolares, dificuldades de comunicação e alimentação. “É notório que algumas pessoas acometidas pela doença têm a estética da boca afetada, o que pode causar constrangimentos nos convívios profissional e social.
Por isso, é preciso engajar a população sobre a importância da saúde bucal para o corpo todo”, explica o Dentista Carlos Telles, Titular da Clinica Mais Sorriso.
Consequências poderiam ser evitadas – Atualmente, existem diversas maneiras para prevenir a doença. Fluoretação da água que abastece o sistema público das cidades e cremes dentais fluoretados são exemplos disso.
No entanto, uma parcela da população ainda não tem acesso a esses recursos e acaba por não dar a devida atenção à saúde bucal. “Muitas pessoas têm cárie porque não têm acesso aos métodos de prevenção ou não entendem a necessidade de uma boa higiene oral.
Nossa missão é educá-las e mostrar que, além de todos os danos acarretados para a vida profissional e pessoal, é muito mais barato prevenir do que tratar as lesões de cárie posteriormente”, reforça Carlos Telles..

terça-feira, 22 de setembro de 2015

Tártaro? Livre-se deste problema

Se tem uma coisa que dá um aspecto de sujeira para o dente e causa uma variedade enorme de problemas na boca é o tártaro. Ele se gruda à superfície dentária e se torna praticamente impossível de remover sem que seja necessário ir ao dentista.
Pode ser chamado também de cálculo dental e é o resultado da mineralização da placa bacteriana ou biofilme maduro na superfície dentária.

O que é mineralização da placa? 
Quando o biofilme não é removido até determinado período (cerca de 21 dias), a comunidade de bactérias se estabiliza. Ocorre a ação da saliva e seus íons de cálcio e do dente, de onde é retirado o fosfato devido a diminuição do PH no local. Esse conjunto de fatores vai fazer a mineralização da placa e, consequentemente, o tártaro.
Como prevenir o surgimento do tártaro?


- Faça diariamente a escovação dental, da língua e da mucosa. 
- Use diariamente fio dental e faça bochechos.
- Consulte seu dentista regularmente.

- Controle hábitos alimentares, incluindo periodicidade de ingestão diária de açúcares. 
Não se cuidou direito e está com tártaro? 

- Jamais cutuque em casa com utensílios pontiagudos.
- Agende uma consulta rapidamente com nossos dentistas. Eles são as únicas pessoas que podem realizar a tartarectomia ou raspagem para remover mecanicamente o tártaro e deixar seus dentes limpos e saudável.
- Use o flúor de maneira consciente, seja na forma tópica ou nas pastas dentais. 
Com pequenos problemas como o tártaro você pode desenvolver problemas sérios nas gengivas e dentes.
O tártaro torna o seu meio bucal propício a ação de bactérias que não tem função fisiológica e só estão ali para lhe prejudicar.
Está com tártaro? Procure a Clínica Mais Sorriso, agende uma consulta com o Dr. Carlos Telles e Equipe, e livre-se deste problema. 





segunda-feira, 21 de setembro de 2015

O que é uma boa higiene bucal?

Hálito puro e sorriso saudável são o resultado de uma boa higiene bucal. Isso significa que, com uma higiene bucal adequada:
· Seus dentes ficam limpos e livres de resíduos alimentares;
· A gengiva não sangra nem dói durante a escovação e o uso do fio dental;
· O mau hálito deixa de ser um problema permanente.
Consulte o seu dentista caso sua gengiva doa ou sangre quando você escova os dentes ou usa fio dental, e principalmente se estiver passando por um problema de mau hálito. Essas manifestações podem ser a indicação da existência de um problema mais grave.
Seu dentista pode ensiná-lo a usar técnicas corretas de higiene bucal e indicar as áreas que exigem atenção extra durante a escovação e o uso do fio dental.
Como garantir uma boa higiene bucal?
Uma boa higiene bucal é uma das medidas mais importantes que você pode adotar para manter seus dentes e gengiva em ordem. Dentes saudáveis não só contribuem para que você tenha uma boa aparência, mas são também importantes para que você possa falar bem e mastigar corretamente os alimentos. Manter uma boca saudável é importante para o bem-estar geral das pessoas. Os cuidados diários preventivos,
tais como uma boa escovação e o uso correto do fio dental, ajudam a evitar que os problemas dentários se tornem mais graves. Devemos ter em mente que a prevenção é a maneira mais econômica, menos dolorida e menos preocupante de se cuidar da saúde bucal e que ao se fazer prevenção estamos evitando o tratamento de problemas que se tornariam graves. Existem algumas medidas muito simples que cada um de nós pode tomar para diminuir significativamente o risco do desenvolvimento de cárie, gengivite e outros problemas bucais.
· Escovar bem os dentes e usar o fio dental diariamente.
· Ingerir alimentos balanceados e evitar comer entre as principais refeições.
· Usar produtos de higiene bucal, inclusive creme dental, que contenham flúor.
· Usar enxagüante bucal com flúor, caso seu dentista recomende.
· Garantir que crianças abaixo de 12 anos tomem água potável fluoretada ou suplementos de flúor, se habitarem regiões onde não haja flúor na água.

Coloque a escova em um ângulo de 45 graus em relação à gengiva. Movimente a escova, afastando-a da gengiva.


Use aproximadamente 40 centímetros de fio, deixando um pedaço livre entre os dedos.

quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Você sabe o que é aparelho autoligado? Já ouviu falar a respeito?

O aparelho autoligado é a novidade que promete animar quem está fazendo ou precisa iniciar o uso do aparelho ortodôntico para correção dos problemas de mordida.
O aparelho ortodôntico autoligado é composto por brackets que não necessitam de ligaduras elásticas, as famosas borrachinhas, para manter o fio preso ao aparelho. As peças possuem um dispositivo próprio para prender o arco em seu interior.
Justamente por conta da agilidade na movimentação dos dentes, o período de tratamento pode ser diminuído, principalmente em casos mais simples. Além disso, as manutenções podem ser feitas em intervalos maiores.
Marque uma consulta na Clinica Mais Sorriso , procure o Dr. Carlos Telles e se informe sobre este tratamento revolucionário.
Custo Baixo e mais comodidade para o seu tratamento. Clinica Mais Sorriso, aqui você é bem tratado.....