quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Evite oito hábitos que deixam os dentes sensíveis

Quando a sensibilidade dos dentes ataca, nada de refresco gelado ou café quentinho - qualquer variação de temperatura pode ser suficiente para causar dores. Isso acontece quando o esmalte do dente é desgastado e deixa a dentina (camada que possui prolongamentos do nervo e provoca dores quando fica desprotegida) exposta.


O problema é que essa sensibilidade pode ficar ainda pior com alguns maus hábitos, que vão além de comer alimentos muito quentes ou frios. E que hábitos são esses? Veja a seguir:

- Recessão gengival

Mastigação errada e escovação com muita força podem contribuir para a retração da gengiva, que deixa a dentina exposta. Uma vez retraída, a gengiva não volta a posição original. A única maneira de recuperar é fazendo um enxerto gengival, ou seja, remover gengiva de uma área para recobrir a parte da gengiva perdida. 


- Escovação exagerada

A escovação muito forte provoca a recessão da gengiva e o desgaste do esmalte, deixando a dentina desprotegida. É preciso escovar os dentes com movimentos suaves e curtos, sem pressionar demais a escova.


- Dentes lascados

Uma lasquinha no dente já pode tirar a proteção do esmalte e expor a dentina. Evite abrir garrafas e embalagens com a boca. NÃO USE SEU DENTE COMO FERRAMENTA.


- Bruxismo

É o hábito de apertar e ranger os dentes, que provoca o desgaste e perda do esmalte. Uma das maiores causas do bruxismo é o estresse. Para evitar use um protetor bucal especial, indicado por seu dentista. 


- Enxaguante bucal

Os enxaguantes com ph ácido contribuem para a sensibilidade dos dentes. O enxaguante deve ser usado com cautela e prescrito pelo seu dentista. 


- Alimentos ácidos

Refrigerantes, frutas cítricas, vinagre e outros alimentos ácidos podem agravar a sensibilidade. Com o tempo, os alimentos podem acelerar a desmineralização dos dentes e expor parte muito sensíveis. Evite o consumo excessivo. 


- Clareamento dental

O clareamento dental deve ser feito com acompanhamento profissional, pois causa uma leve irritação nas células pulpares (células que existem dentro do dente). A sensibilidade pela irritação é temporária e não causa danos ao dente, mas o acompanhamento é ideal para determinar quantas aplicações e por quanto tempo o clareamento deve ser feito. 


- Alimentos muito quentes ou frios

Quando a dentina está exposta os nervos dos dentes ficam vulneráveis a variação brusca de temperatura. Quando mastigamos um alimento muito quente ou frio, o nervo sofre alteração repentinas, causando dor e irritação. O uso de produtos especiais, indicados por um dentista, ameniza o problema. 


Você sofre com a sensibilidade nos dentes? A Clínica Mais Sorriso pode te ajudar. Procure o Dr. Carlos Telles e pare de sofrer com a dor. 




Fonte: minhavida.com.br

Imagens: Free Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário