segunda-feira, 5 de outubro de 2015

POR QUE EM ALGUMAS PESSOAS A ANESTESIA LOCAL DEMORA A “PEGAR”?

Alguns clientes quando vão se submeter a algum procedimento odontológico que necessite de anestesia local, vão logo dizendo: “Dr. A anestesia demora muito a pegar em mim...” Existem realmente pessoas que possuem algum tipo de resistência ao efeito do anestésico local? Existe sim. Geralmente pessoas que são ou foram alcoólatras o anestésico local demora mais a fazer efeito, porque o vício do álcool faz com que a pessoa tenha necessidade de ingerir quantidades cada vez maiores de bebida para fazer o efeito desejado. Como a molécula do anestésico é “parecida” com a molécula do álcool, o organismo também vai requerer uma dose maior para que o efeito anestésico ocorra.
Todavia, em pessoas normais isto não ocorre. Então, por que em pessoas normais o anestésico local demora a fazer efeito? A resposta está nas variações anatômicas de cada organismo. Quando vamos aplicar um anestésico direcionamos a agulha para determinada região onde presumimos que as terminações nervosas estão. O dentista aprende isto quando estuda a matéria chamada “anatomia aplicada a anestesia local”.
Nesta disciplina estudamos o trajeto de todos os nervos que passam pelo crânio, quais são os sensitivos, os motores e quais estruturas eles inervam. A partir daí os anatomistas indicam quais as regiões devemos aplicar o agente anestésico para que o efeito seja o melhor possível. Figurativamente podemos dizer que o anestésico local “corta” o impulso elétrico que liga os sensores que estão nas estruturas do corpo até o cérebro. É como se você desligasse um aparelho retirando a tomada que o liga a eletricidade.
Esse é o efeito que desejamos quando injetamos um anestésico local. Porém, em algumas pessoas a inervação não segue o caminho que os anatomistas determinaram durante a dissecação de dezenas de cadáveres. Então, nestas pessoas o agente anestésico é aplicado, mas o nervo não passa por ali. E como não passa não pode fazer efeito. Contudo, a difusão do anestésico é semelhante as ondas que surgem na água de uma lagoa quando jogamos uma pedra nela.
O anestésico vai se difundindo pelos tecidos até chegar o nervo desejado. Isto faz com que com que o anestésico demore mais a fazer efeito. Outro fato que devemos considerar é que pessoas que estão sofrendo de dor de dente por um período prolongado ficam hipersensíveis e necessitam de uma dose maior de anestésico local para que haja o efeito desejado. Sempre estaremos aqui na Clinica Mais Sorriso para sanar as suas dúvidas, Eu Dr. Carlos Telles e toda a minha equipe.........apareça .

Nenhum comentário:

Postar um comentário