Placa bacteriana
A placa bacteriana consiste em uma película pegajosa resultado da ação das bactérias presentes na boca em contato com os restos de comida, principalmente açúcares. Se não for removida, endurece e acumula na base dos dentes formando o tártaro.
A principal maneira de evitar a placa bacteriana é por meio de uma boa escovação e pelo uso do fio dental diariamente. Além disso, não ingerir diariamente alimentos que grudam nos dentes também é uma das formas de profilaxia. Ir ao dentista regularmente para remover a placa é a maneira mais indicada de tratar o problema.
Sensibilidade
O desgaste da superfície do dente causa a sensibilidade, queixa comum nos consultórios odontológicos. A causa mais comum do problema é a exposição da raiz do dente em virtude de uma cárie, fratura dental ou retração da gengiva.
A dica da cirurgiã-dentista para evitar o problema é reduzir o consumo de alimentos ácidos como refrigerantes, sucos de laranja, molhos para salada e vinhos, porque eles aumentam a sensibilidade dental e ajudam a provocar erosão nos dentes. O tratamento mais indicado é a aplicação de flúor para reduzir essa sensibilidade.
Cárie
As bactérias, os ácidos, os resíduos de comida e a saliva se juntam na boca e forma as placas bacterianas e os tártaros. Os ácidos presentes principalmente na placa, se não forem removidos, dissolvem a superfície esmaltada e criam orifícios nos dentes. Acumulo de placa bacteriana pode causar gengivite
Gengivite
A gengivite consiste em uma inflamação da gengiva causada por acumulo de placa bacteriana. Gengivas vermelhas ou arroxeadas que apresentam sinais de inflamação ou sangramento são típicas de pessoas que possuem o problema.
Para evitar a gengivite, o ideal é não descuidar da higiene oral. Usar fio dental todos os dias e investir em uma boa escovação são as principais dicas de Adriana. Para tratar a gengivite é preciso fazer uma limpeza completa em um consultório odontológico.
Mau hálito
O mau hálito é causado na maioria das vezes pelo acúmulo de placa bacteriana ou por doenças periodontais. A primeira dica para evitar o problema é manter-se hidratado e investir em alimentos detergentes, como a maçã, a cenoura, o aipo e o limão.
Para evitar a cárie, é preciso manter uma boa higiene bucal, principalmente no que diz respeito à escovação. O tratamento do problema é doloroso e só pode ser feito em um consultório odontológico. O profissional preenche o orifício com resina, liga de prata ou porcelana depois de remover a área danificada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário