quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Mantenedor de espaço auxilia no nascimento saudável de dentes permanentes ?


Aparelho garante espaço para a erupção do dente permanente.

Quando uma criança perde um dente de leite precocemente, pode precisar de um aparelho mantenedor de espaço. O acessório garante que o lugar onde deve nascer o permanente não seja ocupado pelos dentes vizinhos. Seu uso pode evitar prejuízos no desenvolvimento da musculatura bucal, na orientação dos dentes permanentes e até na articulação da fala.

O deslocamento dos dentes vizinhos ocorre quando os novos ainda não estão prontos para nascer. Essa movimentação pode fazer com que o novo dente nasça fora do lugar ou, em casos mais graves, não consiga romper a gengiva. A correção desses problemas passa por tratamentos ortodônticos e até cirúrgicos - há situações que podem resultar até na perda do dente.

O mantenedor de espaço evita o deslocamento dos dentes vizinhos servindo como guia para a erupção da nova dentição. Ele pode ser fixo ou removível. Carlos Telles, Dentista e especialista em Aparelhos ortodônticos , recomenda o uso preferencial de acessórios fixos para evitar que a criança o tire seguidamente. O dentista explica que a aplicação do equipamento precisa ser feita logo que ocorre a perda. “Em casos de extração por cárie, a recomendação é que o aparelho seja colocado no momento da retirada do dente.”

Depois que o dentista aplica o mantenedor, são necessários alguns dias para que a criança se acostume com a peça. Carlos alerta para a necessidade do acompanhamento profissional contínuo. Não apenas para a manutenção do aparelho, mas também para a observação do desenvolvimento do dente que irá nascer. Ele salienta ainda que os cuidados com a higiene são indispensáveis para evitar o acúmulo de bactérias, assim como uma dieta pobre em açúcar.

Alguns aparelhos contam com dentes artificiais ou até mesmo com a recolocação do dente de leite perdido. Eles são recolocados não apenas por fins estéticos, mas também para recuperar a função mastigatória e cumprir as funções de desenvolvimento da musculatura bucal e da dicção, já que a perda de um dente pode atrapalhar no desenvolvimento da fala.
“A língua utiliza vários pontos de toque para articular os fonemas, entre eles os dentes. Quando cai um dentinho, a criança perde um ponto de referência para o movimento da língua na fala”, explica Carlos Telles, Dentista da Clinica Mais Sorriso. Além de manter o espaço, a prótese ajuda a recompor o referencial para a pronúncia correta das palavras.


Nenhum comentário:

Postar um comentário