sexta-feira, 17 de abril de 2015

12 mitos e verdades sobre o dente do siso

Também chamado de terceiro molar é popularmente conhecido como “dente do juízo” por, geralmente, nascer entre os 17 e 25 anos, na “idade do juízo”. Salvo algumas exceções, a maioria das pessoas apresente quatro dentes do siso: dois superiores e dois inferiores, sendo um direito e um esquerdo. 

 
É verdade que, muitas vezes, os dentes do siso são tidos como motivo de preocupação entre as pessoas. A maioria acredita que retirar o terceiro molar é extremamente doloroso e complicado. Há, inclusive, muitos mitos em torno deste assunto e você confere a seguir.

1 – TODAS AS PESSOAS TÊM DENTES DO SISO

MITO. Algumas pessoas podem nascer sem o dente do siso. Em outros casos, ele pode esta ali, mas isso não quer dizer que ele vai erupcionar. 

2 – TODO MUNDO QUE TEM DENTE DO SISO PRECISA TIRÁ-LO

MITO. A maioria das pessoas não apresenta espaço suficiente para uma erupção adequada destes dentes, e quando conseguem erupcionar, encontram-se fora de posição. Essa situação leva a um quadro de cárie, doença periodental e infecção. Porém, se há espaço para o dente do siso nascer sem prejudicar o alinhamento dos outros dentes, não há necessidade de ele ser extraído. 


3 – É POSSÍVEL SABER, ANTES DO DENTE DO SISO NASCER, SE A PESSOA VAI TÊ-LO

VERDADE. Seu dentista realizará exames radiológicos a fim de diagnosticar se o paciente terá, quantos serão e se a remoção é necessária. A idade ideal para avaliação é a partir dos 16 anos. 


4 – O DENTE DO SISO DESALINHA OS DEMAIS DENTES

VERDADE. Isso acontece porque, se não existe espaço suficiente na boca, o siso vai empurrar os outros dentes, prejudicando a mordida e até mesmo a estética. 


5 – O DENTE DO SISO PRECISA SER RETIRADO NA ADOLESCÊNCIA

MITO. A idade vai depender da forma e da posição dos dentes. É mais frequente a retirada por volta dos 17 anos, quando normalmente estão mais alinhados para a remoção. A remoção precoce ajuda o processo de cicatrização ser menos complicado. 

6 – A EXTRAÇÃO DO SISO É MAIS FÁCIL EM PACIENTES JOVENS

VERDADE. Uma vez que as suas raízes não estão totalmente formadas, o tecido ao redor do dente é mais macio e existe menor chance de causar danos aos nervos presentes na área. 

7 – ANTES MESMO DE NASCER, O DENTE DO SISO ESTÁ SUJEITO A CÁRIES

VERDADE. A cárie pode sim destruir o dente, pois pode haver inflamação da gengiva com bactérias que vão penetrar. 


8 – QUEM EXTRAI UM DOS DENTES DO SISO PRECISARÁ EXTRAIR OS OUTROS

MITO. A única restrição é para a extração do dente inferior direito antes da extração do superior direito. Quanto ao lado oposto, não há problema. 


9 – O DENTE DO SISO É SEMPRE MAIOR DO QUE OS OUTROS DENTES DO FUNDO

MITO. Não existe um padrão para o dente do siso. As características variam de pessoa para pessoa. 

10 – A PESSOA FICA COM A FACE INCHADA DEPOIS DA EXTRAÇÃO DO SISO

VERDADE. O inchaço é inevitável, pois trata-se de um procedimento delicado. 



11 – DEPOIS DE RETIRAR O DENTE DO SISO É PRECISO FAZER REPOUSO

VERDADE. A retirada do siso é um procedimento cirúrgico e, por isso, é necessário que o paciente repouse por, pelo menos, três dias.

12 – A PESSOA NÃO DEVE PASSAR A ESCOVA DE DENTE NA REGIÃO OPERDA LOGO APÓS A CIRURGIA

VERDADE. O paciente deve escovar os dentes normalmente, com exceção da região onde foi realizada a cirurgia. 


Evite complicações e problemas com os dentes do siso. Procure o Dr. Carlos Telles da Clínica Mais Sorriso, faça os exames e saiba se você precisa ou não removê-los. 



Fonte: dicasdemulher.com.br

Imagens: Free Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário