segunda-feira, 27 de abril de 2015

Câncer bucal: sintomas, diagnósticos, prevenção e tratamento

O câncer bucal é o desenvolvimento anormal de células que geralmente ocorre nos lábios, principalmente no lábio inferior, em toda a região de mucosa dentro da boca, na parte posterior da garganta, nas amígdalas ou nas glândulas salivares. 


Este tipo de doença costuma atingir mais usualmente pessoas com mais de 40 anos de idade e que costumam expor-se a fatores de risco como o hábito de fumar ou mascar tabaco, responsáveis por 80 a 90% dos casos, e o excesso de consumo de bebida alcoólica. 


O diagnóstico precoce é fundamental para o sucesso do trabalho e, para tal, é fundamental fazer consultas regulares com um dentista, pois ele é o profissional que identificará alterações que são imperceptíveis a nós e podem ser graves. Quando o diagnóstico é tardio, 50% das pessoas atingidas pelo câncer de boca têm uma taxa de sobrevivência de até cinco anos. 

SINTOMAS

- ferida nos lábios, gengivas ou interior da boca, que sangra facilmente e não cicatriza;


- caroço ou inchaço na bochecha que você sente ao passar a língua;

- perda de sensibilidade ou sensação de dormência em qualquer parte da boca;

- manchas brancas ou vermelhas na gengiva, língua ou outra parte da boca;


- dificuldade para mastigar ou engolir;

- dor sem razão aparente ou sensação de ter algo preso na garganta;

- mudança de voz.

DIAGNÓSTICO

O dentista examina detalhadamente a porção interna da boca procurando por lesões esbranquiçadas ou avermelhadas. Se identificar alguma anormalidade ele retira com raspagem algumas células e envia para análise laboratorial. Um exame de endoscopia também pode ser recomendado para verificar se o tumor se espalhou pelo sistema digestivo. 


TRATAMENTO

Se o tumor for benigno, o paciente deverá fazer visitas e exames para vigiar se não vai haver a malignização. Caso seja maligno, uma cirurgia para retirada do câncer será feita. Depois da cirurgia, o paciente deverá passar por um tratamento de radio ou quimioterapia. 

PREVENÇÃO

Não fume nenhum tipo de cigarro, não masque tabaco, evite bebidas alcoólicas, mantenha uma alimentação rica em fibras e proteja os lábios com protetor solar. Fique atento às lesões na boca e consulte seu dentista regularmente.


A Clínica Mais Sorriso traz informações úteis para a sua saúde bucal. Agende agora mesmo uma consulta com o Dr. Carlos Telles e evite qualquer problema que afete a sua boca. 



Fonte: dicasdemulher.com.br

Imagens: Free Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário