Os raspadores linguais são feitos de um plástico bem resistente – fácil de lavar e secar – e servem para alcançar o fundo da língua e eliminar os resíduos que formam a saburra lingual.
A saburra é uma camada esbranquiçada ou amarelada que se fixa no dorso da língua e é composta por restos de alimentos, células descamadas da mucosa bucal e bactérias. Presente em mais de 90% dos casos da halitose – na maioria, como a principal origem – esse problema tem diversas causas, mas pode ser evitado com o uso correto e frequente de raspadores linguais.
Os raspadores são mais eficientes que as escovas na remoção da saburra e conseguem diminuir em até 75% a produção dos gases mal cheirosos. Além de não machucarem, os raspadores não agridem a língua, não causam ânsia de vômito e ainda recolhem toda a saburra lingual para que o paciente não engula as bactérias.
Escova + raspador
Para limpar a língua você não precisa escolher entre um ou outro. Os dois juntos são muito eficazes na remoção da saburra. Antes de usar o raspador, é preciso escovar a língua, pois isso garante que os resíduos desorganizados sejam mais facilmente removidos. Para simplificar, a escova é como o esfregão e o limpador de língua é o rodo.
Quando os raspadores não resolvem
Existem saburras que não podem ser removidas com facilidade, pois estão muito grudadas na língua. Para corrigir este problema, a consulta com o dentista é fundamental, uma vez que forçar sua remoção com o uso de raspadores pode causar outros problemas e agressões as papilas linguais.
Agora que você já sabe para que servem os raspadores de língua, consulte o Dr. Carlos Telles para aprender como e quando utilizá-lo. A Clínica Mais Sorriso faz de tudo para sua saúde bucal.
Fonte: saúde.terra.com.br
Imagens: Free Google
Nenhum comentário:
Postar um comentário