Com a rotina corrida do dia a dia, muitas pessoas deixam a saúde bucal em segundo ou terceiro plano. Saiba que é importante frenquentar o consultório dentário ao menos uma vez ao ano, e não apenas quando surgem problemas, como a cárie. Adiar a visita ao dentista torna a consulta desagradável e traumática, na maioria das vezes. Por isso, o cirurgião-dentista Carlos Telles, especializado em ortodontia, lista 13 motivos para procurar um profissional. Confira:
1. Prevenção: é a chave. O dentista consegue diagnosticar problemas em estágios iniciais e evita seu aparecimento, orientando a correta higiene bucal e efetuando a limpeza de placa bacteriana e cálculos dentais (tártaros).
2. Sangramento gengival: ocorre devido ao acúmulo de placa bacteriana nas superfícies dentais e entre os dentes, inflamando os tecidos gengivais. A visita periódica permite a remoção das bactérias e instruções para a escovação e o uso do fio dental.
3. Halitose: é o mau hálito e pode significar a presença de vários problemas de saúde. Ele pode estar relacionado com higiene ineficiente e problemas periodontais. Apenas o dentista consegue detectar a causa e estabelecer um tratamento adequado.
4. Dores articulares e estalidos ao abrir a boca: podem indicar algum distúrbio temporomandibular (problema na articulação responsável por abrir e fechar a boca). Um diagnóstico preciso evita muita dor de cabeça, literalmente.
5. Dores de dente: pode ser desde sensibilidade dentária até uma inflamação dos canais radiculares. Só a visita ao dentista pode identificar as causas.
6. Mobilidade: também pode ocorrer por vários motivos, como a presença de uma doença periodontal avançada ou o contato prematuro de um ou mais dentes. Ranger os dentes também pode ser uma causa deste problema.
7. Fratura dental: quebrar os dentes é algo muito comum e, em muitos casos, acontece de forma acidental. Só um profissional pode reabilitar a fratura da melhor forma possível.
8. Lesões bucais: podem ser desde uma simples afta até um câncer bucal. Fazer consultas de prevenção com um profissional diminui a incidência de riscos, já que o diagnóstico de qualquer lesão é fundamental para o sucesso do tratamento.
9. Sisos: os terceiros molares, conhecidos como dentes do juízo, podem causar incômodo às pessoas. Na maioria dos casos, recomenda-se a remoção desses dentes.
10. Dentes escurecidos: há várias causas para o escurecimento, como o consumo de cigarro. O clareamento é uma ótima opção para deixar os dentes brancos. Mas somente o dentista pode orientar e estabelecer o tipo de tratamento clareador para cada paciente.
11. Inchaços: também pedem atenção, pois demonstram que algo está errado com a boca. Os abcessos são uma manifestação inflamatória que causam inchaço, e possuem substância purulenta (pus) em seu interior, que causam dor intensa e podem, ou não, estar relacionados a algum problema dentário. A causa e o tratamento dos inchaços serão determinados pelo dentista.
12. Retrações gengivais: ocorrem por diversas razões, mas principalmente pela força excessiva na escovação. A gengiva retrai diante da agressão, o que expõe o colo dental e a sensibilidade dentária. Além dos dentes mais sensíveis, é preciso corrigir a parte estética.
13. Problemas ortodônticos: são problemas de oclusão (mordida, de forma mais simplória). Eles podem ter origem óssea, dentária ou ambos e podem ser resolvidos com a instalação de aparelhos, algo que só o ortodontista pode indicar e recomendar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário