O clareamento dental é um dos tratamentos odontológicos mais procurados atualmente. Trata-se de uma solução muito eficiente e que traz bons resultados estéticos, solucionando o incômodo que dentes amarelados podem causar aos pacientes.
Existem dois tipos básicos de clareamento: o caseiro e o de consultório. A técnica empregada varia de acordo com a expectativa do paciente e o tempo disponível para que o tratamento dê resultado. As causas do escurecimento dos dentes também influenciam na escolha do tratamento.
Mas o quê deixa os dentes amarelados? Na realidade, o escurecimento pode ser causado por diversos fatores, e nem todos são ligados aos hábitos do paciente. Conheça alguns dos motivos:
MEDICAMENTOS
Pessoas que ingeriram antibióticos, principalmente os do grupo da tetraciclina, durante o período de formação dos dentes podem ter dentição amarelada, tendendo para o castanho ou cinza.
FUMO
O cigarro possui cerca de 4.700 substâncias tóxicas que, além de oferecerem danos a todo o organismo, favorecendo o aparecimento de doenças como câncer e problemas cardíacos, causam amarelamento dos dentes e das mãos.
ALIMENTOS E BEBIDAS
Alguns alimentos e bebidas possuem corantes muito fortes, que podem ser absorvidos pelos dentes em caso de consumo frequente. Beterraba, café e refrigerantes são alguns exemplos de alimentos que mancham os dentes.
TRAUMAS
Dentes que sofreram traumas diretos e tiveram sangramento interno podem ficar manchados. Com o tempo, o sangue se decompõe e provoca variações na cor, variando de vermelho a amarelo.
GENÉTICA
Fatores genéticos aumentam a predisposição para amarelamento dentário. Pessoas muito brancas, por exemplo, têm maior tendência a ter dentes amarelos.
TRATAMENTO DE CANAL
O tratamento endodôntico remove a polpa dentária danificada pela ação de cáries, dentes quebrados ou outros traumas, e preenche o espaço com material obturador. Uma vez sem a polpa, o dente fica sem uma de suas fontes de nutrientes, o que pode provocar o escurecimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário