Ansiedade, problemas financeiros, muitos compromissos, excesso de trabalho. Esses são alguns dos fatores que causam estresse, mal que afeta 80 milhões de brasileiros e 70% da população economicamente ativa do país, segundo alguns estudos. De maneira geral, o estresse é definido como uma resposta fisiológica do corpo a situações ou problemas que podem afetar negativamente a atitude ou o organismo de uma pessoa.
Se não tratado de forma adequada, o estresse pode afetar não apenas a mente e o corpo, mas também a saúde bucal. Nesse caso, ele pode contribuir para o surgimento de aftas (pequenas feridas na boca causadas por vírus, bactéria e deficiência do sistema imunológico); bruxismo (ranger ou apertar dos dentes); boca seca (diminuição do nível de salivação) e a gengivite (inflamação da gengiva).
Stress e a saúde bucal
“O estresse, quando associado com a má higiene oral, eleva também as chances de desenvolvimento de doenças periodontais mais graves, como a periodontite que é a inflamação e infecção dos ligamentos e ossos que dão suporte aos dentes”, lembra o Dr. Carlos Telles, cirurgião dentista e diretor da Clínica Dentária Mais Sorriso em Londrina/PR.
Além de todas essas complicações, uma pessoa sob estresse pode se entregar a hábitos pouco saudáveis ou mesmo negativos, o que acaba gerando outras consequências. “O consumo de álcool ou de tabaco, por exemplo, pode causar mau hálito e a erosão dental, que é o comprometimento da camada de cálcio que protege os dentes”, completa.
Para evitar que esses problemas afetem sua saúde bucal, o cirurgião dentista recomenda a manutenção da higiene oral, realizando a escovação dos dentes sempre após as refeições e a utilização frequente do fio dental, além de consultar um especialista periodicamente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário