quarta-feira, 2 de julho de 2014

AGENESIA DENTÁRIA........ FALTA DE DENTES?



A falta de um dente pode estar relacionada a uma alteração genética, pela qual o germe dental que daria origem à formação daquele dente não está presente, ou estando e não havendo desenvolvimento suficiente dos maxilares que lhe propiciasse o adequado espaço para sua erupção, não nasceram, permanecendo inclusos no osso ou semi-inclusos, mas não erupcionados em posição correta, tendo passado completamente o período para sua emergência

Algumas vezes o motivo relaciona-se à dureza do tecido ósseo da área em que está alojado, impedindo sua erupção e noutras a permanência exagerada dos dentes temporários fazendo com que outros dentes tomem os espaços, faltando, a este, lugar para nascimento.
Alternativas de tratamento é o fechamento deste espaço através do uso de aparelho ortodôntico, se o espaço resultante da falha for pequeno pode ser realizado o aumento das coroas dos dentes vizinhos através de resinas da cor do dente, desgastes nos dentes vizinhos e colocação de prótese convencional ou adesiva (com menos desgastes nos dentes que darão suporte) ou colocação de um implante no espaço da agenesia e reabilitação deste com uma prótese, sem tocar nos dentes adjacentes.

À exceção do tratamento ortodôntico, todas as alternativas devem ser realizadas depois de terminado o período de crescimento do portador da agenesia, para que alterações finais do desenvolvimento dos ossos da face não alterem o trabalho.
O seu dentista irá orientar e indicar, não só a melhor alternativa, o profissional indicado para executá-la, caso ele não seja especialista na área desta solução.
Na passagem da infância para a adolescência é o período ideal para procurar as primeiras orientações para estes casos.

A quantidade de pessoas no Brasil que tem uma baixa autoestima, além da dificuldade em sorrir, comer e até viver naturalmente é imensa, devendo-se a isto, problemas na dentição, ou até ausência total de dentes.
            Para recuperar um belo sorriso, a Odontologia oferece uma técnica temporária que é o SNAPON SMILE que tem durabilidade média entre 2 e 4 anos e que já é feito nos EUA há aproximadamente 9 anos, embora alguns sites o divulguem como uma “novidade absoluta”. Funciona como uma
maquiagem dental, escondendo imperfeições, desalinhamentos, diastemas (espaço entre dentes), manchamentos, dentes fora de posição, perda de estrutura dental (por bruxismo), ausências de dentes, levantar e esticar a pele enrugada da face, entre outros. Serve também como uma prévia de um tratamento definitivo  em que o paciente visualiza  exatamente o que sua futura Ponte Fixa ou implantes lhe reservam em termos de estética.

            O melhor de tudo, é que não é uma técnica invasiva. Consiste basicamente em um molde da arcada do paciente e uma 2ª sessão para ajustes. Não necessita de anestesia, desgaste dos dentes, consultas demoradas e o paciente sai com um novo sorriso em cerca de 40 dias.
            É flexível, extremamente resistente e se encaixa sobre os dentes naturais. Não compromete o tecido gengival nem cobre o palato, pois sua retenção ocorre totalmente nos dentes remanescentes. Além disso, pode ser removido a qualquer hora sendo, portanto, totalmente reversível. É produzido com uma resina especial com paredes de espessura muito fina, o que não compromete sua resistência. É resistente a manchas além de permitir a seus usuários alimentar-se normalmente.

            Existem algumas Contra-indicações, como ausência de muitos dentes, dentes muito mal posicionados e doença periodontal. Existem também algumas restrições, como se alimentar com alimentos muito pegajosos, tipo chicletes, ou “quebra-queixos” e há uma pequena alteração na dicção nos primeiros dias,. É importante também saber que o “snapon smile” não é um tratamento definitivo e não elimina a necessidade de uma correta escovação e boa higiene bucal.


Nenhum comentário:

Postar um comentário