Se tem uma coisa que dá um aspecto de sujeira para o dente e causa uma variedade enorme de problemas na boca é o tártaro. Ele se gruda à superfície dentária e se torna praticamente impossível de remover sem que seja necessário ir ao dentista. Pode ser chamado também de cálculo dental e é o resultado da mineralização da placa bacteriana ou biofilme maduro na superfície dentária.
Quando o biofilme não é removido até determinado período (cerca de 21 dias), a comunidade de bactérias se estabiliza. Ocorre a ação da saliva e seus íons de cálcio e do dente, de onde é retirado o fosfato devido a diminuição do PH no local. Esse conjunto de fatores vai fazer a mineralização da placa e, consequentemente, o tártaro.
Como prevenir o surgimento do tártaro?
- Faça diariamente a escovação dental, da língua e da mucosa.
- Use diariamente fio dental e faça bochechos.
- Consulte seu dentista regularmente.
- Controle hábitos alimentares, incluindo periodicidade de ingestão diária de açúcares.
Não se cuidou direito e está com tártaro?
- Jamais cutuque em casa com utensílios pontiagudos.
- Agende uma consulta rapidamente com o seu dentista. Ele é a única pessoas que pode realizar a tartarectomia ou raspagem para remover mecanicamente o tártaro e deixar seus dentes limpos e saudável.
- Use o flúor de maneira consciente, seja na forma tópica ou nas pastas dentais.
Com pequenos problemas como o tártaro você pode desenvolver problemas sérios nas gengivas e dentes. O tártaro torna o seu meio bucal propício a ação de bactérias que não tem função fisiológica e só estão ali para lhe prejudicar.
Está com tártaro? Procure a Clínica Mais Sorriso, agende uma consulta com o Dr. Carlos Telles e livre-se deste problema.
Imagens: Free Google
Nenhum comentário:
Postar um comentário