quarta-feira, 9 de março de 2016

A eficácia do paracetamol no alívio da dor após a extração do dente do siso

Cirurgia bucal nunca é algo divertido, mas um novo estudo revela que administrar a dor pós-operatória está mais seguro do que nunca. O estudo, que foi desenvolvido pelo Cochrane Collaboration, um grupo que conduz revisões sistemáticas no que diz respeito à eficácia de intervenções na área de saúde, concluiu que o paracetamol é um analgésico seguro e eficaz no pós-operatório de extração de dente do siso. 

O paracetamol é um analgésico (vendido sem receita médica) usado no alívio de febre, dores de cabeça e outras dores menores. O Cochrane Collaboration chegou a essa conclusão após examinar os dados de 21 testes aleatoriamente controlados que estudaram mais de 1900 pacientes para determinar a dose ideal de paracetamol e o intervalo de tempo ideal para administração da droga no alívio da dor após a extração do dente do siso. 

Os revisores concluiram que o paracetamol mostrou um "benefício estatisticamente significativo" quando comparado com pacientes submetidos a drogas placebo. Eles ainda determinaram que a droga se apresentou mais eficaz quando ingerida a cada quatro e seis horas e que o paracetamol pode ser ingerido a cada seis horas sem comprometer a segurança do paciente Os revisores concluiram que o uso do paracetamol é "extremamente seguro" e disseram que ele apresentou "uma baixa incidência de efeitos adversos". 

O estudo não analisou a eficácia do ibuprofeno ou outras drogas antiinflamatórias não-esteróides (NSAIDs) na dor pós-operatória de pacientes submetidos à extração de siso. Os pacientes são orientados a procurar um médico antes de utilizar qualquer medicação para dor após cirurgia de siso ou qualquer outra cirurgia bucal. 

Para maiores informações sobre dente do siso e extrações, visite o site da American Dental Association www.ada.org (em inglês).




© 2016 Associação Dental Americana. Todos os direitos reservados. Probida qualquer reprodução ou redistribuição sem permissão prévia por escrito da Associação Dental Americana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário