quinta-feira, 31 de julho de 2014

Saiba cuidar de seus dentes no dia a dia.

O que é tártaro?

O tártaro ocorre quando a placa (que é o acúmulo de bactérias sobre o dente) não é retirada e acaba calcificando, ou seja, endurecendo.

Além disso, ele também pode se formar sob a gengiva e irritar os tecidos gengivais. O tártaro dá à placa bacteriana espaço maior e propício para o seu crescimento, o que pode ocasionar problemas mais sérios como as cáries e a gengivite.

Como evitar o Tártaro?
A forma mais eficaz de combatê-lo é a escovação diária, após as refeições, e o uso do fio dental.

É de extrema importância não deixar a placa se calcificar. Se isso acontece, o tártaro se forma e fica impossível removê-lo apenas com a higienização. Somente um dentista é capacitado para removê-lo.


quarta-feira, 30 de julho de 2014

O que é Placa Bacteriana ?



Placa bacteriana é uma película pegajosa e incolor, formada por açúcares e bactérias, que se forma sobre os dentes. Por termos bactérias presentes a todo instante na nossa boca, é impossível após uma refeição e sem a devida limpeza não sentir uma camada sobre os dentes.

As bactérias aproveitam os restos de alimentos, que permanecem sobre os dentes e saliva, e retiram deles os nutrientes que precisam para se desenvolver. A placa, por sua vez, libera um ácido que ataca o dente deixando-o sem proteção e de fácil acesso à carie.

Para evitar a placa bacteriana é necessário usar fio dental, para remover a sujeira que a escova não alcança, e sempre escovar os dentes após uma refeição. Se a placa não for retirada, ela irrita a gengiva, causa inflamação, inchaço, sangramento e até gengivite.

O que é Pulpite ?

É a inflamação da polpa dentária, tem como causa a evolução da cárie dentária, que, depois de atingir o esmalte, invade a dentina até chegar à polpa do dente. Há basicamente dois tipos de pulpite, a aguda e a crônica.

Pulpite aguda: a causa dela é a seqüência natural da evolução da cárie ampla numa das faces do dente ou junto a uma restauração que não está perfeitamente adaptada.
Pulpite crônica: a cárie dentária pode passar para esta fase diretamente, sem agudizar, e raramente há ocorrência de dores.

Tratamento: não existe alternativa conservadora para o paciente, ou executa o tratamento do canal do dente ou providencia a sua remoção.



terça-feira, 29 de julho de 2014

Você sabia que a sua boca é o melhor cartão de visita ?



Todo mundo já ouviu falar que a boca é o cartão de visita pessoal, o sorriso de uma pessoa pode levá-la a ser considera de boa aparência ou de aparência mais ou menos, em especial se estiver faltando um dente, ou se o mesmo estiver amarelado. Toda a parte da boca é avaliada nos quesitos aparência e saúde bucal. É importante sempre manter os cuidados básicos de higiene bucal, associados a consultas periódicas ao médico. Mas se engana quem pensa que essas medidas livram a boca de certos inconvenientes.

Os dentistas estão cada vez mais convencidos de que a saúde bucal também é ligada ao estresse emocional, ou seja, que emoções muito fortes podem resultar em problemas bucais, entre eles o surgimento de aftas, gengivite, bruxismo, cárie, tártaro e o mau hálito. Pois cada tipo de emoções faz com que ocorra a liberação de algumas substâncias, as quais provocam os problemas bucais. O estresse emocional causa reações capazes de perturbar a homeostase orgânica (propriedade auto-reguladora do organismo e que mantém o estado de equilíbrio do corpo).

Quando encontramos estressados, o volume de saliva diminui e os compostos de enxofre aumentam, resultando no mau hálito. Mas não são somente as situações de ansiedade e/ou de problemas familiares que ocasionam esses problemas na boca, as notícias boas também fazem parte dos vilões bucais, quando se recebe uma boa notícia ocorre a liberação de hormônios,
como adrenalina, noradrenalina e acetilcolina, etc. Os quais alteram perigosamente a quantidade e a qualidade de saliva. Muitos estudos estão sendo realizados para se fazer um parâmetro exato dos danos causados na boca pelo estresse emocional.


Qualquer dúvida, procure a Clinica Mais Sorriso.

segunda-feira, 28 de julho de 2014

Você sabe o que é Ameloblastoma ?


É um tumor benigno que possui componentes do epitélio odontogênico. Seu crescimento é lento com invasão significativa e não causador de metástases.

Seu reaparecimento é freqüente em alguns casos e pode gerar uma grave destruição óssea. Pode ser:


• Ameloblastoma Intra-óssea Multicístico, pode ocorrer em qualquer idade sendo mais comum entre 30 e 70 anos. Localiza-se na mandíbula provocando o alargamento das corticais ósseas e a reabsorção radicular.

• Ameloblastoma Unicístico ocorre em pacientes com 20 anos em média e ficam localizados na mandíbula associado a coroa de um dente. Pode se observar epitélos odontogênicos com células colunares polarizadas invertidamente e com núcleo hipercromático. Seu reaparecimento é menos freqüente e seu tratamento é feito por curetagem.


_Cárie

A Cárie é uma descalcificação de uma parte do dente provocada por ácidos orgânicos.

A cárie é considerada uma doença infecto-contagiosa degenerativa, seu principal agente etiológico é o Streptococcus mutans.

Os ácidos orgânicos (lático, acético, butírico, propiônico e outros) são produzidos pela combinação da saliva e das enzimas bacterianas que agem sobre os carboidratos presentes em alguns alimentos que comemos, estes ácidos são formados através do processo de fermentação e atacam o esmalte, a dentina a polpa e certas vezes o cemento redicular do dente (parte branca do dente) corroendo e provocando a cárie e a inflamação da gengiva.
Os doces possuem grandes quantidades de carboidrato e são os principais alimentos que ajudam no aumento da cárie.


Tratamento

A cárie precisa ser retirada, para isso o dentista remove o tecido cariado preenchendo a cavidade (o pequeno “buraco”) com uma resina composta ou algum material como o amálgama de prata, o dente cariado pode ser perdido se não tratado a tempo.


Prevenção

- Usar o fio dental após qualquer refeição, principalmente antes de dormir. O fio dental consegue retirar restos de comida e placas bacterianas onde a escova de dente muitas vezes não chega;
- Escove os dentes após qualquer refeição, massageando a gengiva. Use cremes dentais com flúor;

- Coma alimentos ricos em fibras, como cenoura, maçã, pepino, rabanete e verduras em geral, pois elas estimulam a salivação e contribuem para a diminuição da acidez da boca.
- Evite escovar os dentes após o consumo de refrigerantes, a maioria dos refrigerantes amolecem os dentes, espere no mínimo 15 minutos para poder escová-los.

- Não beba muito refrigerante, pois eles agridem os dentes.
- Visite seu dentista regularmente, o recomendável é visitá-lo a cada seis meses.

_Estresse pode prejudicar os dentes.

sexta-feira, 25 de julho de 2014

Saiba sobre doenças da boca que você pode ser acometido:

Afta

A afta é uma ulceração (ferida) na mucosa bucal, com incidência normalmente isolada, porém com recorrência múltipla em alguns casos, principalmente em decorrência a estomatites, sendo de 30 a 40 % dos pacientes manifestando histórico familiar.


Caracteriza-se por erosões dolorosas na superfície interna da cavidade oral, causando lesão aberta no tecido epitelial, atingindo o tecido conjuntivo, expondo terminações nervosas, desencadeando um processo inflamatório de intensidade leve ou moderada e crônica, se não tratada.


Normalmente o seu ciclo inicia-se com sensações locais de formigamento, irritação e incômodo na mucosa bucal, evoluindo para um ponto avermelhado que com o tempo torna-se esbranquiçado (situação amadurecida). A partir desse estágio surge então uma ferida central com cicatrização rápida, durando em torno de 5 a 7 dias sem qualquer tratamento, ou variando conforme a causa, persistindo de 10 a 15 dias, necessitando de avaliação especializada.

Entre as causas que implicam o aparecimento da afta estão: estresse emocional, fadiga, alterações hormonais (menstruação), traumas como mordidas acidentais, distúrbios gástricos ou intestinais, perda repentina de peso, alergia a alimentos e deficiência de vitaminas ou carência de sais minerais (ferro).


O tratamento é realizado com base em antibiótico, mesmo o problema não tendo relação alguma com microrganismos (bactérias e fungos), contudo envolvendo considerações específicas conforme identificação da causa, sendo mediante prescrição médica, o uso de esteróides se estabelecido o agravo.

Alveolite


É a infecção ou a inflamação do alvéolo, que é a parte do osso mandibular ou maxilar onde se aloja o dente. Esta doença também é conhecida como Osteíte pós-operatória. Os tipos de alveolite são a seca e a purulenta (com pus); Na seca devido à ausência de coágulo de sangue após a extração do dente, normalmente de difícil manobra cirúrgica, ou quando há fratura durante o ato, o alvéolo fica “seco”. Já na purulenta acontece, quase sempre, posterior à alveolite seca devido à infecção do alvéolo, com produção de secreção purulenta.

Sintomas


A alveolite purulenta deixa um odor muito forte devido à presença do pus. A alveolite seca dói muito porque as terminações nervosas do alvéolo ficam expostas, a simples passagem do ar aspirado já é suficiente para causar muita dor.

Causas da alveolite

- Alveolite Seca

• Falta de ponto cirúrgico, após a extração do dente, propiciando a perda do coágulo mais facilmente.
• O bochecho feito pelo paciente nas primeiras 24 horas após a extração do dente, fazendo com que, remova a proteção natural do alvéolo representada pelo coágulo do sangue.
• Dentes fraturados durante a extração.

_Alveolite Purulenta
• Pode ser ocasionada quando o alvéolo for manipulado pelo profissional com instrumento não esterilizado.
Prevenção

O Profissional deve cuidar rigorosamente da higiene nos procedimentos cirúrgicos, observar o estado geral da pessoa atendida e proceder às corretas manobras de manipulação cirúrgica do alvéolo do dente que está sendo tratado. O paciente também deve seguir rigorosamente o que for recomendado pelo profissional, o que evita ou minimiza os efeitos dessa infecção, que é perfeitamente controlável.
Tratamento

Na alveolite purulenta, é preciso eliminar os efeitos da infecção ingerindo antibióticos especificamente indicados para o caso, bem como fazer bochecho com medicamentos que contenham malva ou com a própria erva, para acelerar a recuperação e diminuir o odor causado pela fermentação de detritos e da presença de pus. Na alveolite seca, a primeira providência do paciente será de usar analgésico, respeitando as características de cada pessoa e suas limitações medicamentosas. O dentista pode fazer uma manobra para isolar o interior do alvéolo do meio bucal, impedindo a entrada de detritos alimentares e a conseqüente fermentação.

quinta-feira, 24 de julho de 2014

O QUE É ODONTOLOGIA ?



Odontologia é a ciência voltada para o estudo e o tratamento dos dentes, da boca e dos ossos da face. O dentista cuida da saúde e da estética da boca. Restaura, extrai e limpa dentes, projeta e instala próteses e realiza cirurgias. Também previne a cura de doenças da gengiva, da bochecha e da língua. Existem diversas especialidades, como a periodontia (tratamento da gengiva) e a dentística restauradora, voltada para as características anatômicas, funcionais e estéticas dos dentes. Esse profissional, que em geral faz carreira em consultório particular, costuma iniciar-se na profissão dividindo o espaço de atendimento, por causa dos altos custos dos equipamentos. Para exercer a profissão é preciso registrar-se no Conselho Regional de Odontologia. Em 2008, o órgão aprovou a inclusão de seis práticas integrativas e complementares à saúde bucal. A partir de 2009, os cirurgiões-dentistas podem tratar seus pacientes com acupuntura, fitoterapia, terapia floral, hipnose, homeopatia e laserterapia.

O ensino de Odontologia foi oficialmente instituído no Brasil em 25 de outubro de 1884, pelo Decreto nº 9311 do Governo Imperial, por atuação do Visconde de Sabóia, diretor da Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro. No início o ensino foi vinculado às Faculdades de Medicina do Rio de Janeiro e da Bahia. O curso foi programado para três anos, ao final, o aluno recebia o título de Cirurgião-Dentista, sem colar grau ou outras formalidades.
                                                     

Através de decreto promulgado pelo presidente Epitácio Pessoa, no dia 29 de novembro de 1919 o curso que, até então, era oferecido pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro deveria passar a ser oferecido pela recém-criada Faculdade de Odontologia. A reforma não foi executada, e somente em 1925 é que o curso de Odontologia tornou-se de fato um curso da Faculdade de Odontologia do Rio de Janeiro. O curso permaneceu com duração de três anos até 1947 quando passou a ser oferecido com duração de quatro anos.


Ao contrário do que ocorria no Rio de Janeiro, o curso de Odontologia no Estado de São Paulo surgiu como resultado da iniciativa privada em 11 de fevereiro de 1899 através da Escola Livre de Farmácia e Odontologia. O curso passou para a rede estadual de ensino em 1932.


A Faculdade de Odontologia, mantida pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, e a Faculdade de Odontologia de Lins, mantida pelo Instituto Americano, estão entre os cursos pioneiramente instalados em território paulista, ainda na década de 50. Outros cursos de Odontologia do interior do Estado tiveram vida efêmera e alguns nem chegaram a formar turmas.


               


terça-feira, 22 de julho de 2014

TIPOS DE DENTES, SAIBA MAIS.



As coroas dos dentes permanentes são de três tipos: os incisivos, os caninos ou presas e os molares. Os incisivos tem a forma de cinzel para facilitar o corte do alimento. Atrás dele, há três peças dentais usadas para rasgar. A primeira tem uma única cúspide pontiaguda. Em seguida, há dois dentes chamados pré-molares, cada um com duas cúspides. Atrás ficam os molares, que tem uma superfície de mastigação relativamente plana, o que permite triturar e moer os alimentos..

A MUDANÇA DOS DENTES:

Os dentes permanentes vão se formando por baixo dos temporários e, conforme evoluem em sua formação, reabsorvem concomitante mente as raízes dos antecessores, até que estes caem e os permanentes aflorem. Eis a razão porque os dentes temporários, quando caem, não têm raízes.

IMPLANTE DENTÁRIO:

Implante dentário é um cilindro de titânio colocado dentro do osso, abaixo da gengiva e que tem a função de fazer o mesmo papel da raiz do dente. Em cima do implante é que o cirurgião dentista coloca o dente. Os implantes, que custam entre R$ 8 mil e R$ 16 mil cada um, são considerados o segmento de luxo do mercado dentário.
O recurso não favorece apenas a estética, mas também promete tornar a alimentação mais fácil e ser mais durável. Ter um dente artificial firmemente fixado reduziria ou mesmo deteria a perda óssea e a inflamação severa, associados à falta dos dentes ou ao uso de próteses.

CÁRIE:


No início das doenças da cárie e gengiva o tratamento é simples e rápido, mas se deixado de lado pode-se ter graves quadros de doenças periodontais e cáries cada vez maiores, que chegam a destruir quase todo o dente, sendo necessário um tratamento de canal, quando senão a perda total do dente. O tratamento dentário atual é completamente indolor e muito confortável. Tratando com a maior tranqüilidade, restaurando sua saúde dental.



TÁRTARO:

Tártaro, as vezes também chamado de cálculo dental, é a placa bacteriana ou biofilme dental que endurece na superfície dos dentes. O tártaro também pode se formar sob a gengiva e irritar os tecidos gengivais. Além disso, o tártaro dá à placa bacteriana um espaço maior e propício para o seu crescimento, o que pode levar a problemas mais sérios como a cárie e gengivite.

O tártaro não só prejudica a saúde dos seus dentes e gengiva, mas também é um problema estético. O tártaro, por ser poroso absorve as manchas com mais facilidade. Assim, para aquelas pessoas que fumam ou tomam chá ou café, é ainda mais importante que evitem a formação do tártaro.

COMO REMOVER O TÁRTARO:

O tratamento, limpeza e remoção do tártaro deve ser feito por meio de limpezas bucais diagnosticadas e realizadas por um dentista especializado, pois há uso de instrumentos e produtos especiais no processo conhecido como "raspagem" do tártaro.
Uma boa higiene bucal, mantida com escovação diária, enxágue e uso de fio dental é a parceira mais fiel para que seus dentes não acumulem bactérias, gerando o tártaro.


APARELHO ORTODÔNTICO:

O aparelho fixo movimenta os dentes pela aplicação de força. A peça que é colada no dente é chamada de bracket, é ele que permite que o ortodontista aplique uma determinada força nos dentes através dos arcos e acessórios. O arco é aquele fio metálico que passa pelos brackets e é o principal responsável pela movimentação dentária.
Os arcos podem ter calibres diferentes e ser de ligas metálicas diferentes também, dependendo da função. As ligaduras são aquelas borrachinhas coloridas que servem para fixar o arco aos brackets que por sua vez estão colados nos dentes. É assim que o arco movimenta os dentes. Usando acessórios (molas e elásticos) e dobras no arco, o ortodontista consegue fazer com que os dentes se movimentem, corrigindo os problemas estéticos e funcionais da boca.

BENEFÍCIOS DO PARELHO:


Apesar dos incômodos de um tratamento ortodôntico, os benefícios sempre são maiores. Isso porque dentes mal posicionados podem facilitar o aparecimento de cáries, doenças gengivais, perda de osso ao redor dos dentes, alterações da fala e problemas funcionais.

segunda-feira, 21 de julho de 2014

Use produtos dentários sabiamente.


Pasta de dente. Use um creme dental que é aprovado pela Associação Dental. Compre um que tem pirofosfato, já que isso ajuda a remover a placa bacteriana e corrói o tártaro gradualmente. Se nenhuma pasta de dente estiver disponível, misture 15 mL de bicarbonato de sódio a uma pitada de sal em um copo de cerâmica e escove. Pastas de dente genéricas podem conter mais abrasivos ou ter menos flúor, que também não será eficaz como a melhor pasta para branqueamento dos dentes.

Bochechos. O desinfetante bucal não é apenas desenvolvido para refrescar o hálito. Eles são utilizados para remover restos de comida após uma boa refeição. Em uma pitada, dilua metade do peróxido de hidrogênio 3% com metade de água. Se nenhum destes ingredientes estiverem disponíveis, a água vai funcionar. Peróxido de hidrogênio também se enquadra na categoria de produtos de branqueamento de dentes, embora não seja a maneira mais agradável para clarear os dentes.


Verifique você mesmo. O quanto a placa em sua boca tem o potencial para se tornar tártaro? Faça esta verificação você mesmo. Cubra o seu lábio com vaselina. Use corante alimentar diluído (ex. vermelho ou laranja), bocheche em sua boca e cuspa. Todos os dentes manchados têm placa e seria bom se você se concentrar sobre esses dentes manchados.


Chicletes sem açúcar. A produção de saliva inibe o crescimento bacteriano. A melhor maneira de produzir saliva sem babar é mascar chiclete. Escolha chiclete sem açúcar para clareamento. Eles podem custar mais, mas asseguram que o seu esmalte branco fique com você por um longo tempo.


Queijo envelhecido. Se você tiver que fazer um lanche, coma queijo envelhecido. Quanto mais velho, com mais cheiro, melhor para a saúde dental . Seus dentes irão se beneficiar do cálcio que fornece, enquanto as bactérias boas que são encontrada em queijos fermentados matam as bactérias ruins responsável pelo seu tártaro.


Depois de ter a placa sob controle, é o melhor momento para explorar clareamento dos dentes, para obter o melhor sorriso dos seus dentes. Há muitas maneiras de clarear os dentes, tanto em casa quanto profissionalmente, então não deixe de perguntar ao seu dentista sobre dicas de clareamento dental.


Procedimentos que ajudam a combater a placa bacteriana e o tártaro:
1- Escovar os dentes após as refeições.
2- Utilizar fio dental diariamente.
3- Utilizar higienizador bucal liquido para bochechos diários.
4- Antes de dormir escovar os dentes.

5- Visitar regularmente o dentista.
6- Trocar de 3 em 3 meses a escova de dente por uma nova.
7- Utilizar um bom gel dental.


8- Sempre que sair, ou viajar levar consigo escova, gel dental e fio dental para higienização eficaz dos dentes.