terça-feira, 15 de julho de 2014

GENGIVA ESCURA, SAIBA COMO CUIDAR:


O sorriso expressa um sentimento de alegria, sucesso, sensualidade, cuidados pessoais, e um sem número de aspectos positivos. A harmonia do sorriso não é determinada somente pela forma e posição dos dentes, mas igualmente pelos tecidos gengivais. A saúde e a aparência gengivais são componentes essenciais de um sorriso bonito e atrativo.
Conseguir uma aparência gengival saudável e bonita, realça o resultado estético conseguido nas restaurações. A estética gengival tem uma importância muito grande na estética do sorriso.


PIGMENTAÇÃO DA GENGIVA

A excessiva exposição gengival, assim como, sua pigmentação, são de interesse de um grande número de pacientes que visitam o dentista. A hiperpigmentação por melanina não é um problema médico, mas os pacientes queixam-se da gengiva escurecida como um fator antiestético. Este problema é agravado nos pacientes com "sorriso gengival" ou exposição gengival excessiva ao sorrir. Neste caso a cirurgia plástica gengival é o método usado para correção.


DESPIGMENTAÇÃO

Através de um procedimento chamado peeling gengival que é a remoção mecânica da camada externa do tecido gengival. O método é realizado com anestesia local com brocas especiais para esta finalidade. Estes fazem uma suave descamação superficial na mucosa. A técnica pode causar um pouco de desconforto, mas se tomado os devidos cuidados os resultados são satisfatórios. O resultado, normalmente é transitório, sendo necessárias novas intervenções de tempos em tempos.

AS UTILIDADES DO BOTOX NA ODONTOLOGIA


O Botox, também conhecido como toxina botulínica vem se tornando um ótimo meio auxiliar no tratamento de várias desordens e problemas odontológicos na atualidade. Tem sua ação mais evidenciada na medicina estética e dermatologia, no entanto, após pesquisas científicas foram avaliados e vem se tornando um aliado do cirurgião-dentista trazendo grandes benefícios ao profissional e também ao paciente.


O Botulismo é uma forma de “envenenamento alimentar” que acontece quando alguma pessoa come algo que contenha uma neurotoxina que é produzida pela bactéria Clostridium botulinum e nos EUA ele só foi aprovado pelo Food and Drug Administration (FDA) para uso cosmético em abril de 2002. As toxinas botulínicas (a mais usada é a do tipo A) aderem aos terminais nervosos. Quando isso acontece, a acetilcolina que é o neurotransmissor responsável por desencadear contrações dos músculos, não pode ser liberada, ou seja, impedem que o músculo se contraia.


O cirurgião dentista possui conhecimento sobre as afecções da face e da cavidade oral e pode fazer a aplicação. No entanto é necessário que possua um treinamento específico e conhecimento sobre sua utilização do botox, não extrapolando suas funções e o utilizando apenas como meio Terapêutico (prescrito na legislação brasileira e autorizado pelo CFO e ANVISA), pois o seu uso na estética é atribuição da medicina.

Prevenção Odontológica:

Partindo do princípio de que TUDO em nosso organismo está inter relacionado, de que várias estruturas nobres e também fundamentais para nossa vida estão localizadas na região de cabeça e pescoço, de que uma doença agride não somente o local, como os tecidos e órgãos visinhos e ainda, de outras regiões distantes de onde o problema foi originado, fica mais fácil de entender que, praticando prevenção odontológica está se cuidando mais do que de dentes.
A Prevenção é importante para prevenir novos problemas e também para aumentar a vida útil de todos os trabalhos na boca, que polidos e adaptados, demorarão mais para serem substituídos.
Levando-se em consideração que em uma troca de restauração também se gasta dente pela ação da broca, uma pequena restauração trocada a cada 2 anos será praticamente uma coroa protética em 15 anos. Este caso se considerar-mos que não houve perda do dente, pois os dentes perdidos que não são substituído por prótese, perdem seu espaço para outros dentes que se entortam, causando, nestes casos, problemas ainda maiores.
Além da importância da manutenção dos serviços, da limpeza dos dentes, da aplicação de flúor (componente que dá resistência ao dente) e do tratamento de probleminhas quando os mesmos ainda estão em seu início.
A pessoa que pratica prevenção também se previne do câncer bucal que, assim como o de mama, deve ser verificado periodicamente.

Os problemas dentários são importantes sim, mas não somente eles devem ser identificados, tratados e controlados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário