quinta-feira, 14 de maio de 2015

Boca seca pode causar até gengivite



A síndrome da boca seca pode ser fisiológica ou indicar algumas doenças sistêmicas, acelerando o aparecimento de cáries, infecções bucais e, principalmente, gengivite, que é a principal causa de perda dental no mundo. 


Entre os principais sintomas da síndrome estão a sensação pegajosa na língua – causada pela falta de saliva -, mau hálito, língua avermelhada, áspera e seca, sensação ruim na garganta, sede, feridas nos cantos da boca e fissura nos lábios, ardência lingual, dificuldade ao falar, rouquidão, secura nas vias nasais e dor de garganta. 


Fisiologicamente, a salivação começa a diminuir a partir dos 30 anos. Uma pessoa de 60 anos tem metade da quantidade de saliva de um jovem. Com a boca seca e desconfortável, a deglutição se torna mais difícil e a resistência bucal diminui, aumentando a dificuldade de mastigação. 


Com a resistência mais baixa, a aparição de cáries e da gengivite se torna mais comum, comprometendo a saúde em geral. Com o tempo, até mesmo o paladar sore alterações. Por isso, além da boa higienização bucal, é fundamental a ingestão de alimentos que contenham água. 


Ao acrescentar na dieta frutas como, melancia, abacaxi ou melão, os efeitos da boca seca são controlados durante as refeições e evita que o idoso passe a comer menos e fique com a musculatura oral enfraquecida. Quanto mais tempo puder permanecer com seus dentes naturais, melhor para sua saúde e bem-estar. 


Além do processo de envelhecimento, outros fatores podem causar a boca seca, como o uso de alguns medicamentos, além de outras doenças, como diabetes, anemia, fibrose cística, hipertensão e artrite reumatoide, entre outras. Outra causa muito comum é o fumo, pois o fumante passa muito tempo respirando pela boca enquanto fuma e isso agrava o quadro. 


O importante é manter uma boa higiene oral – enxaguando a boca diversas vezes ao dia – além de ingerir bastante liquido e adotar uma alimentação rica em alimentos com alto teor de água. 


Boca seca? Saiba como se prevenir com as dicas do Dr. Carlos Telles da Clínica Mais Sorriso. Agende sua consulta. 

Fonte: saude.terra.com.br

Imagens: Free Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário