sexta-feira, 15 de maio de 2015

Clareamento caseiro: será que funciona?


Basta jogar as palavras “clareamento dental caseiro” na internet para que inúmeras receitas branqueadoras saltem da tela do computador. Uma delas garante que esfregar a parte de dentro da casca de banana ou laranja deixa os dentes mais brancos, pois os minerais encontrados nesses alimentos – potássio, magnésio e manganês – teriam esse poder. Porém, o efeito dessa técnica é mal interpretado pelas pessoas. 


O atrito das cascas fibrosas com a superfície do dente elimina as crostas, restos alimentares e placa bacteriana do esmalte dental, dando uma aparência mais limpa, mas não mais branca. O mesmo acontece quando se acrescenta bicarbonato de sódio à pasta de dente. Por ser bem abrasiva, a substância também limpa bem a superfície dental, deixando-a com aparência mais clara. 


O que muito não sabem é que o constante atrito desses produtos com o esmalte dental pode trazer mais malefícios do que benefícios aos dentes. O bicarbonato é altamente abrasivo e, em contato constante com o esmalte dental, deixa o dente mais poroso e enfraquecido. Ao longo do tempo, o dente fica mais suscetível à cárie, manchas e erosão. 


Entre todas as técnicas caseiras utilizadas para clarear o dente, a mais efetiva é aquela que usa água oxigenada para fazer bochechos. Como é uma solução aquosa do peróxido de hidrogênio, realmente deixa os dentes mais brancos. No entanto, a concentração de peróxido é menor do que dos géis clareadores de consultório, o que torna o efeito branqueador mais fraco e a glossite que é o endurecimento da língua. 


Lembre-se: antes de fazer qualquer técnica em casa, consulte seu dentista. Além de perigoso, pode causar problemas mais sérios para o resto da vida. 

Se você quer clarear os dentes, nem pense em fazer em casa sozinho. Agende seu horário na Clínica Mais Sorriso e conheça as opções que o Dr. Carlos Telles tem para te oferecer. 

Fonte: saude.terra.com.br

Imagens: Free Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário