segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Presente na pasta de dente, o flúor é aliado no combate à cárie.


Saiba qual é a quantidade ideal para crianças e adultos.

O flúor é um mineral que fortalece o esmalte dentário e impede que os dentes sejam corroídos pelo ácido liberado pela placa bacteriana, por isso é o principal aliado no combate à cárie. O contato mais comum que temos com o flúor é pelo creme dental, que também ajuda na prevenção da cárie pela remoção mecânica das bactérias com o movimento da escovação.

A maioria dos cremes dentais do mercado utiliza flúor nas suas fórmulas. Contudo, essa quantidade tem que ser adequada para a idade. Segundo o dentista CARLOS TELLES,DA CLÍNICA MAIS SORRISO, até os sete anos, os dentes estão em formação e o uso de cremes dentais com alto teor de flúor não é recomendado.

TELLES esclarece que, em geral, os cremes dentais tem 1.000 partes por milhão (ppm) de flúor, o que é suficiente para evitar a cárie. A recomendação para as crianças é o acompanhamento de um dentista e a preferência por cremes com 500 ppm de flúor, a metade usada nas pastas para adultos. Também pode ser usado um creme dental com o PH ácido (4,5), que auxilia na prevenção de cáries.

A dosagem na escova de dente deve ser pequena, para que a criança não engula uma grande quantidade. A partir dos seis anos, já é possível adotar a mesma quantidade dos adultos - o ideal é não preencher todo o espaço da escova, basta colocar o creme dental no sentido transversal das cerdas.

Conforme informações do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), muitas empresas de abastecimento de água e algumas marcas de leite (geralmente em programas alimentares em escolas públicas) adicionam o mineral para fazê-lo chegar a toda a população, inclusive a mais carente. No Brasil, a quantidade de flúor na água é em torno de 0,6 a 0,8 ppm.

O contato com o flúor na água e no creme dental costuma ser suficiente para a saúde bucal. Contudo, pessoas que costumam ter muitas cáries podem receber a aplicação do flúor no consultório do dentista. Em forma de gel ou verniz, ele é aplicado dentro de uma moldeira que o paciente utiliza por alguns minutos. Após o uso poderá haver algumas recomendações, como não comer nas próximas 12 horas. O dentista vai avaliar a necessidade da frequência desse tipo de tratamento, podendo variar de três a seis meses.



Nenhum comentário:

Postar um comentário