Um adulto com uma dentição permanente completa – com os sisos – costuma ter 32 dentes. Já as crianças – com todos os dentes de leite – têm 20. Cada um deles tem um formato e uma função específica, e a falta de um pode comprometer práticas fundamentais, como a respiração e a mastigação.
Em uma boca adulta são 2 incisivos centrais, 2 incisivos laterais, 2 caninos, 4 pré-molares e 6 molares, isso em cada arco dentário – superior e inferior. Já os sisos – terceiros molares – podem ou não fazer parte do conjunto de dentes da boca. Veja a seguir para que serve cada dente.
INCISIVOS
São os oito dentes da frente – quatro em cima e quatro embaixo – os mais visíveis. São os primeiros a entrarem em contato com os dentes e eles são especializados em apreender a comida e cortá-la. Seu formato é retangular, achatado e possuem a extremidade em forma de lâmina.
CANINOS
Vêm logo após os incisivos – dois em cima e dois embaixo, um de cada lado – tem formato pontiagudo e são os dentes mais fortes da boca. Sua especialidade é perfurar e rasgar os alimentos.
MOLARES E PRÉ-MOLARES
São dentes mais redondos e achatados responsáveis por triturar e moer os alimentos já na fase final da mastigação. É nesse momento que a comida começa a ser preparada para ser engolida. Localizados depois dos caninos, no fundo da boca, são dois primeiros pré-molares e dois segundos pré-molares em casa arco, sendo oito no total. Os molares podem ser 12, dois primeiros, dois segundo e dois terceiros – no caso de quem tem os sisos – em cada arco.
Agora que você já sabe quais são os dentes e suas funções, não deixe de cuidar deles com segurança. Consulte o Dr. Carlos Telles da Clínica Mais Sorriso e aprenda como manter os dentes saudáveis e um lindo sorriso.
Fonte: saude.terra.com.br
Imagens: Free Google