Trincar um dente pode acontecer de diversas maneiras, como mastigar objetos duros – gelo, nozes ou balas – acidentes, como uma pancada na boca, ranger ou apertar os dentes ou ter uma pressão mastigatória desigual. Além disso, a estrutura dos dentes desgasta com o tempo e restaurações grandes ou outras formas de reconstrução podem resultar em uma trinca ou fissura, que também pode acontecer em um dente que expõe o esmalte ao choque térmico – alimentos muito quentes ou frios. O resultado de qualquer um destes eventos é doloroso e pode levar a outras doenças bucais.
Como saber se o dente está trincado?
Procure os seguintes sinais:
- dor aguda ao morder que desaparece rapidamente;
- dor que vai e vem, mas não permanece o tempo todo;
- dor ao comer ou beber
As fissuras algumas vezes são invisíveis ao olho e nem sempre aparecem nos raios-x dentais. Ao observar alguns sinais, procure seu dentista para identificar o problema, seguindo os passos abaixo.
- anote as coisas que causam dor, como calor ou frio, ou comer alimentos doces, azedos ou pegajosos;
- tente determinar a área da dor;
Por que os dentes trincados doem?
A pressão ao morder faz a fissura do dente se abrir, o que causa dor. Mesmo se for pequena, a fissura se abre e irrita a polpa do dente – tecido mole que contém nervos e vasos sanguíneos do dente. Se a fissura irritar a polpa, o dente poderá se tornar sensível ao calor ou frio extremos e a polpa pode sofrer lesões ou ficar doente como resultado da fissura.
Tratamento
Fissuras pequenas são comuns e geralmente não causam problemas, por isso, tratar um dente trincado depende do tamanho e da localização da fissura dos sintomas que você esta experimentando. Por exemplo, se você está experimentando dor localizada, evite mastigar nesse lado da boca e procure o seu dentista. Somente ele poderá diagnosticar e recomendar o tratamento ideal.
Um dente com fissura pode se tornar um problema maior se deixado sem tratamento. Procure o Dr. Carlos Telles da Clínica Mais Sorriso e evite qualquer desconforto e dor.
Fonte: colgate.com.br
Imagens: Free Google
Nenhum comentário:
Postar um comentário