Os dentes da dentadura são artificiais, feitos de resina acrílica e não têm ligação direta com o sistema nervoso. Ainda assim, algumas pessoas juram sentir dor nos dentes da prótese. Na verdade, a dor vem de outra parte da boca que, por alguma razão, não tem sua origem facilmente identificada pela pessoa.
No entanto, tendo em vista que a boca é o principal instrumento de adaptação, comunicação e sobrevivência dos indivíduos, a perda de dentes – total ou parcial – gera efeitos emocionais. A utilização de próteses pode gerar desconforto psicológico, dificuldades de aceitação e incômodos ao comer, que podem contribuir para um pior relato das condições de saúde bucal.
Nestas situações, é importante que o dentista faça uma análise precisa para excluir qualquer possibilidade de outras doenças bucais que possam estar causando a dor. Depois, ele deverá buscar relatos, tensões e comprometimentos – emocionais, comportamentais, sociais e ambientais - do paciente que o levem à associação da sensação dolorosa com fatores psicológicos.
Deve-se levar em consideração um tratamento multidisciplinar. Nos casos em que variáveis psicológicas podem estar relacionadas no processo de diagnóstico, tratamento e reabilitação, o tratamento do dentista associado ao psicológico visará o atendimento integral do paciente a fim de garantir seu bem estar e saúde.
Se você usa dentadura e está tendo problemas com a prótese, procure a Clínica Mais Sorriso. O Dr. Carlos Telles pode te ajudar.
Fonte: saúde.terra.com.br
Imagens: Free Google
Nenhum comentário:
Postar um comentário