Comportamento choroso e irritadiço, falta de apetite, febre baixa e fezes mais amolecidas normalmente são sinais de que os primeiros dentes do bebê estão nascendo. A erupção na gengiva pode ser bem desconfortável, por conta da dor e coceira. Confira abaixo dicas de como aliviar as dores dos primeiros dentes do bebê.
MORDEDORES
Durante este período, os bebês sentem necessidade de morder mais, para ajudar a rasgar a gengiva e, a coceira também faz com que ele tenha vontade de morder algo constantemente. Nesta fase, use os mordedores. Uma dica é colocá-los na geladeira alguns minutos antes de oferecer ao bebê, pois a temperatura mais baixa ajuda a anestesiar e aliviar a dor.
GEL ANESTÉSICO
Se o bebê estiver sofrendo muito com a dor, aplique gel anestésico na gengiva dele. O alívio não é duradouro, mas ajuda. Consulte seu pediatra e dentista para conhecer todas as opções.
MASSAGENS NA GENGIVA
Envolva o seu dedo em uma gaze embebida em soro fisiológico gelado e massageie a gengiva do bebê.
NÃO DEIXE DE HIGIENIZAR
A higiene da boca deve ser feita desde os primeiros dias de vida, usando uma gaze umedecida para limpar a região. Quando o bebê começar a comer, deve ser feita uma escovação suave com uma dedeira de silicone. Após a erupção dos dentes, comece a passar uma escova macia apenas com água ou com creme dental sem flúor.
DEDEIRAS DE SILICONE
Muito utilizadas para higienizar as gengivas após a amamentação, o instrumento também é um ótimo massageador e auxilia na aplicação do gel.
PROSSIGA COM A ALIMENTAÇÃO
É normal que a criança sinta menos fome enquanto os dentes estiverem nascendo, por conta da dor. Porém, prossiga com a alimentação para manter o sistema imunológico do bebê forte.
TIRE O FOCO DA DOR
Se você perceber que o bebê se queixa muito, tente distraí-lo. Mantenha-o ocupado com outras atividades, cessando as reclamações.
Na Clínica Mais Sorriso, o Dr. Carlos Telles tem muitas dicas sobre o nascimento dos primeiros dentes e o que fazer para aliviar o incômodo do seu bebê. Agende sua consulta!
Fonte: minhavida.com.br
Imagens: Free Google
Nenhum comentário:
Postar um comentário