terça-feira, 31 de março de 2015

Pré-natal odontológico

A maioria das gestantes não sabe, mas durante a gravidez a saúde bucal é tão importante quanto a sua saúde, na verdade, a saúde começa pela boca. O acompanhamento pré-natal tem o objetivo de assistir a gestante durante os nove meses visando à sua saúde geral e ao crescimento do bebê sem surpresas ou alterações, além da detecção e tratamento precoce de doenças, anomalias ou condições que causem danos a ambos. Neste contexto está o pré-natal odontológico que é importante e fundamental para orientar, esclarecer dúvidas, detectar e tratar doenças ou condições bucais que possam comprometer a saúde da mãe e/ou do seu bebê. 


Doença na boca da mãe pode afetar o bebê dentro da barriga?

A resposta é sim. Há inúmeras pesquisas que evidenciam a relação entre doenças bucais, partos prematuros, nascimentos de bebês de baixo peso e abortos. Veja o quadro a seguir:
 

Nas gestantes, as alterações hormonais, que elevam os níveis de progesterona e estrógeno, os enjoos e vômitos frequentes, e a mudança de hábitos alimentares aumentam a acidez bucal e favorecem o desenvolvimento das bactérias na boca. Assim, os dentes e toda a mucosa ficam mais vulneráveis às cáries e às infecções na gengiva e estruturas que sustentam os dentes. 


Lembrando que estar mais vulnerável não significa que terá a infecção ou doença. A inflamação ou infecção na boca, apenas desencadeia-se na presença de placa bacteriana, independente de estar grávida ou não. E para não ter a infecção, a cárie e as bactérias, é necessário evita-las com uma excelente higiene bucal e alimentação balanceada. 


Como a saúde bucal da mãe afeta a formação do feto?

A preocupação com a saúde bucal da criança deve começar quando ela ainda está na barriga. É a partir da 6ª semana gestacional e 4º mês de vida intra-uterina que a dentição e o paladar do bebê começam a se desenvolver. É aí que entra a educação alimentar e hábitos saudáveis de higiene e vida. A formação e desenvolvimentos do bebê dependem de fatores externos relacionados à gestante. Fatores desfavoráveis durante a gravidez como, carência nutricional, infecções, medicações em excesso, podem influenciar para uma má formação e mineralização dos dentes do futuro bebê. 


O cálcio e o fósforo, por exemplo, são fornecidos ao bebê através da alimentação da mãe, não são retirados dos seus dentes e ossos. Para suprir as necessidades do feto, a grávida deve optar por alimentos ricos nestes minerais como, queijo e leite. Assim, uma dieta equilibrada, rica em fósforo, cálcio e vitaminas A, C e D, nutre o bebê e proporciona um desenvolvimento mais saudável. 

Problemas com os dentes e as gengivas da gestante indicam que alguma coisa não vai bem

Com as alterações fisiológicas e hormonais da gestação, as respostas à inflamação do organismo tornam-se mais agressivas e a mãe fica mais suscetível a infecções, problemas e situações de urgência com dores intensas, aumento da pressão arterial, aumento da vascularização e aumento de batimentos cardíacos por minuto. Se a saúde da mãe não está em perfeita condição, toda a formação do bebê estará comprometida, desde a formação óssea à dentição e paladar, desenvolvimentos, até provocar o aborto ou nascimento prematuro. 


Está grávida? Procure o Dr. Carlos Telles da Clínica Mais Sorriso, tire suas dúvidas e receba toda orientação educativa e preventiva da saúde bucal nesta fase tão importante para a mãe e o bebê.


Fonte: vidadedentista.com.br

Imagens: Free Google



segunda-feira, 30 de março de 2015

Emergências dentárias – o que devo fazer?

Algumas vezes passamos por situações delicadas com os nossos dentes e não sabemos o que fazer. Principalmente se comemos algo que fica preso entre eles e não temos como tirar. Para estas emergências dentárias, existem sim os primeiros socorros que você pode prestar antes de consultar o seu dentista. Confira a seguir!


Dor de dente

- faça bochechos vigorosos com água morna;

- use o fio dental para remover qualquer alimento preso entre eles. Se houver inchaço, coloque uma compressa fria no lado de fora da bochecha. Não utilize nada quente ou coloque medicamentos no dente ou gengiva dolorida;

- procure seu dentista. 


Objetos presos entre os dentes

- tente removê-los com o fio dental, evitando machucar a gengiva;

- jamais tente tirá-lo com um objeto afiado ou pontiagudo;

- procure seu dentista caso não consiga remover.


Perda de dentes

- se for os dentes de leite, leva a criança ao dentista imediatamente;

- coloque o dente em um recipiente com leite, água salgada ou com a saliva da criança;

- se estes não estiverem disponíveis, use água. 

- se não puder ir ao dentista imediatamente, enxague o dente em água morna e não toque na raiz;

- não tente colocar de volta na cavidade;


- coloque em leite frio ou em água e leve-o com você quando for ao dentista;

- para os dentes permanentes, com cuidado, insira o dente novamente em seu lugar e vá ao dentista, se possível, nos próximos 30 minutos. 


Quebra de dentes

- suavemente retire a sujeira ou os fragmentos de dentes da área ferida e limpe com água morna;

- coloque compressa fria na face, no local do dente ferido, para minimizar o inchaço;

- procure seu dentista imediatamente. 


Mordida na língua ou bochecha

- aplique pressão diretamente na área da hemorragia utilizando um pano limpo;

- se houver inchaço, aplique compressa fria;

- se o sangramento continuar procure um pronto socorro.


Se algumas destas emergências acontecerem com você, procure a Clínica Mais Sorriso. O Dr. Carlos Telles além de tratar do seu problema, tem dicas para o cuidado bucal ideal. 



Fonte: colgate.com.br

Imagens: Free Google





sexta-feira, 27 de março de 2015

VOCÊ MERECE MUITO MAIS DO QUE UM BELO SORRISO, VOCÊ MERECE SER FELIZ!!!

É AGORA.... VOCÊ MERECE MUITO MAIS DO QUE UM BELO SORRISO, VOCÊ MERECE SER FELIZ!!! CLINICA DENTÁRIA MAIS SORRISO.LIGUE AGORA MESMO E SAIBA MAIS: (43) 3003-9889


O que são dentes do siso?

Os dentes do siso são os últimos molares de cada lados dos maxilares e também, os últimos dentes a nascer, geralmente entre os 16 e 20 anos de idade. Muitas vezes não há espaço suficiente na boca para acomodá-los e isso pode fazer com que os dentes fiquem inclusos – presos embaixo do tecido gengival por outros dentes ou osso. Se estiverem inclusos, pode ocorrer inchaço e flacidez. 


Os dentes do siso que erupcionam apenas parcialmente ou nascem mal posicionados também podem causar apinhamento e outros problemas. É recomendado que entre os 16 e 19 anos os dentes do siso sejam examinados para verificar se precisam ser removidos, pois, antes dos 20 anos as raízes dos dentes, em menor estágio desenvolvimento, causam menos complicações. 


Como são extraídos?

O dentista pode recomendar anestesia geral ou local e após a extração, você precisará morder suavemente um pedaço de gaze por 45 minutos depois de deixar o consultório, para estancar qualquer sangramento que possa ocorrer. 


Dor e inchaço são comuns e dentro de alguns dias passa. Caso a dor seja intensa e prolongada, e se houver inchaço, sangramento e febre, consulte imediatamente o seu dentista. 


A extração dos dentes do siso devido ao apinhamento ou fato de estarem inclusos no osso maxilar não afeta a sua mordida ou a sua saúde bucal no futuro. 

Tem dúvidas sobre os dentes do siso? Agende agora mesmo uma consulta com o Dr. Carlos Telles da Clínica Mais Sorriso e saiba se é necessário extraí-los. 



Fonte: colgate.com.br

Imagens: Free Google

quinta-feira, 26 de março de 2015

O que é tratamento de canal?

O tratamento do canal da raiz dentária consiste na retirada da polpa do dente - tecido encontrado em sua parte interna. Uma vez que a polpa foi danificada, infeccionada ou morta é removida, o espaço resultante deve ser limpo, preparado e preenchido (este procedimento veda o canal). Anos atrás, os dentes com polpas infeccionadas ou mortificadas eram extraídos, hoje em dia, um tratamento de canal salva muitos dentes que de outra forma teriam sido perdidos. 

Os casos mais comuns de polpa infeccionada ou morta são:

- Dente quebrado


-Cárie profunda


- Danos ao dente – como um trauma forte, seja ele recente ou antigo. 


Se não for tratada, pode se formar pus na ponta da raiz dentro do osso maxilar, formando um abcesso, que pode destruir o osso que circunda o dente, causando dor. 

Como é tratado o canal?

O tratamento é feito em várias etapas. São elas:

- primeiramente faz-se uma abertura na parte posterior de um dente frontal ou na coroa de um dente posterior, molar ou pré-molar. 

- em seguida, a polpa infeccionada é removida, o espaço pulpar e os canais são esvaziados, alargados, limados e preparados para o seu preenchimento. 

- se necessário, uma restauração temporária é colocada na abertura da coroa, a fim de proteger o dente no intervalo das visitas. 


- a restauração é removida e a cavidade da polpa e canal são preenchidos permanentemente. Um material em forma de cone é inserido em cada um dos canais e geralmente selado em posição com um cimento apropriado. Algumas vezes um pino de plástico ou metal é colocado no canal para se conseguir maior resistência. 


- na etapa final, uma coroa é colocada sobre o dente para restaurar seu formato e lhe conferir uma aparência natural. Se o dente estiver fraturado ou muito destruído pode ser necessário colocar um pino cimentado no canal antes da confecção da coroa. 


Qual a durabilidade de um dente restaurado?

Pode durar a vida toda, quando tratados adequadamente. Como é possível o surgimento de cáries em um dente tratado, tenha uma boa higiene bucal e visite seu dentista regularmente. 


Precisando de tratamento de canal? O Dr. Carlos Telles e a Clínica Mais Sorriso podem te ajudar. Agende seu horário!



Fonte: colgate.com.br

Imagens: Free Google

quarta-feira, 25 de março de 2015

Como eu sei a tonalidade dos meus dentes?


No campo dentário não há um sistema padrão para medir e determinar a tonalidade dos dentes. Assim, como também não há uma resposta sobre o quanto seus dentes podem ficar brancos, pois cada situação é única. Uma referência comumente usada, no entanto, é um guia de tonalidades dos dentes em uma graduação de quatro tons básicos. São eles:

- A: marrom avermelhado

- B: amarelo avermelhado

- C: acinzentado

- D: cinza avermelhado

Dentro de cada graduação existem diferentes níveis de escurecimento – o resultado é uma tabela detalhada para que a maioria das pessoas possa encontrar a exata tonalidade de seu dente. Para usar o guia, simplesmente compare a tonalidade atual de seu dente com a correspondente na tabela. A tonalidade encontrada estabelece um ponto de partida para determinar o quanto você gostaria que seus dentes ficassem brancos.


O quanto seus dentes devem ficar brancos?

Isso depende. Não existe apenas uma maneira adequada de clarear os dentes. Algumas pessoas querem uma mudança radical e instantânea, enquanto outras preferem um clareamento gradual como os obtidos com gel e creme dental branqueador. O resultado final depende da tonalidade natural do dente, de quanto certas manchas são difíceis de sair e do tipo de tratamento escolhido. 


Lembre-se:

- uma mudança de apenas duas ou três tonalidades pode proporcionar uma sensível diferença em qualquer sorriso.

- embora o clareamento possa mudar ocasionalmente a tonalidade do dente nove ou mais graduações, a maioria das pessoas que clareia os dentes nota uma diferença entre duas e sete tonalidades.

- cada procedimento tem suas vantagens e desvantagens. Clareamento a laser e outros procedimentos realizados em consultório, por exemplo, podem produzir resultados mais satisfatórios. 


Se interessou pelo clareamento dentário e ainda tem dúvidas? Procure agora mesmo a Clínica Mais Sorriso e agende seu horário com o Dr. Carlos Telles. 



Fonte: colgate.com.br

Imagens: Free Google

terça-feira, 24 de março de 2015

Conheça os protetores bucais e seus benefícios



Protetor bucal é um aparelho que se encaixa nos dentes para protegê-los de qualquer tipo de impacto. Devem ser usados sempre que a pessoa participa de atividades esportivas que envolvam a possibilidade de quedas, contatos físicos bruscos ou choques com objetos voadores, como futebol, basquete, rugby, ginástica, ciclismo ou qualquer atividade que possa produzir ferimentos na boca. Os protetores cobrem os dentes superiores e são projetados para evitar a fratura de dentes, corte nos lábios ou qualquer outro dano à boca. 


Tipos

Independente do tipo, todo protetor bucal deve ser flexível, resistente à ruptura e cômodo de usar. Deve adaptar-se a boca de forma a não restringir a fala ou respiração. Os tipos disponíveis no mercado são:

- Protetores feitos sob medida: são diferentes para cada usuário. São extremamente confortáveis e oferecem excelente proteção. Para fazê-lo, tira-se um molde dos dentes do paciente e o protetor é construído em cima deste molde. Os atletas preferem esse tipo de protetor pelo conforto que proporcionam. 


- Moldáveis em água quente: os protetores deste tipo têm a mesma forma, que pode ser alterada, colocando-o em água quente para amolecer. Depois é só morder o plástico aquecido para conseguir um bom encaixe nos dentes. 


- Comuns: são protetores prontos para o uso. Algumas vezes, não se ajustam bem aos dentes e chegam a dificultar a fala e respiração. 


Quanto tempo dura?

O ideal é trocar o protetor a cada temporada porque, com o passar do tempo, se desgastam e o coeficiente de proteção se reduz. Para os adolescentes, os protetores precisam ser trocado com frequência porque tanto a boca quanto os dentes estão em fase de crescimento. 

Ficou interessado nos protetores bucais? Saiba mais com o Dr. Carlos Telles da Clínica Mais Sorriso. 



Fonte: colgate.com.br

Imagens: Free Google

segunda-feira, 23 de março de 2015

Combata a gengivite antes de ela começar

A gengivite é um estágio inicial da doença gengival e consiste na inflamação dos tecidos da gengiva ao redor dos dentes. Se não for tratada, pode progredir para a periodontite, que é uma das grandes causas de perda de dentes em adultos. A gengivite muitas vezes é indolor e, com isso, a pessoa não se dá conta do problema. Para preveni-la, escove os dentes, pelo menos duas vezes ao dia, use antisséptico bucal e consulte seu dentista regularmente. 


 Causas e sinais da Gengivite

Uma das principais causas é a placa – massa de bactérias que se acumula ao redor dos dentes quando eles não são escovados regularmente, levando à criação de toxinas que atacam os dentes e a gengiva. Os primeiros sinais são: vermelhidão ou sangramento na gengiva. 


Prevenção

A primeira coisa a ser feita para evitar a gengivite é remover a placa bacteriana dos dentes. Siga a rotina bucal abaixo:

- escove os dentes duas vezes por dia;


- use pasta dental com flúor, que é um agente extremamente eficaz no combate ao ataque ácido da placa que se acumula nos dentes ao longo do dia;


- bocheche com antisséptico bucal para atingir aqueles locais mais difíceis onde as bactérias da placa podem esconder-se; 


- passe fio dental entre os dentes todos os dias;


- faça consultas periódicas ao dentista para uma avaliação geral e para esclarecer dúvidas ou preocupações.


A Clínica Mais Sorriso e o Dr. Carlos Telles tem o melhor tratamento contra a gengivite e problemas bucais. Agende seu horário!



Fonte: oralb.com.br

Imagens: Free Google

sexta-feira, 20 de março de 2015

Como ter um sorriso perfeito

Ter um sorriso saudável e bonito é possível. Basta você cuidar da sua saúde bucal e seguir as dicas abaixo. Mas, antes disso, entenda que é normal os dentes mostrarem sinais de envelhecimento. Isso porque eles se desgastam com as mastigações e perdem seu brilho. Com o cuidado básico e a ajuda de um profissional, você pode recuperar o sorriso saudável e deixá-lo lindo.


Preste atenção aos elementos da escovação

A escovação elimina a placa que se acumula sobre as superfícies dos dentes. As melhores defesas contra as cáries e os problemas nas gengivas são a escovação duas vezes por dia e o uso de fio dental. 


Os segredos da escovação

Troque sua escova de dente a cada três meses e tome cuidado para não escovar os dentes com muita força e agressividade. A pressão excessiva pode desgastar o esmalte dos dentes e causar problemas nas gengivas. 


Branquear e fazer brilhar

Faça limpezas dentárias no consultório do seu dentista, que ainda poderá indicar um creme dental branqueador que faz diferença se usado regularmente. 


Invista em mudanças permanentes

Converse com o seu dentista sobre a possibilidade de opções cosméticas como:

- adesivos: podem cobrir as manhas e fixar lascas de dente.


- capas: com elas podem ser tratadas rachaduras ou manchas permanentes nos dentes. 


- perfilado de esmalte: trabalha o contorno do esmalte dentário para criar uma linha uniforme e arruma os dentes tortos. 


Escolha os lanchinhos com inteligência

Durante o dia, evite guloseimas e bebidas com açúcar, como os refrigerantes. Os alimentos açucarados favorecem a formação de placa sobre os dentes. As bactérias produzem ácidos que atacam o esmalte do dente e causa cáries. Caso você vá ingerir alguns destes alimentos, não se esqueça de escovar os dentes após consumi-los.


Proteja os lábios

Proteja os lábios com um bloqueador solar labial com FPS de pelo menos 15. Recomendam-se os produtos que protejam também contra os raios UVA e UVB. 


Quer ter uma boca saudável e um belo sorriso? Procure a Clínica Mais Sorriso e o Dr. Carlos Telles. Ele tem as melhores dicas para o sorriso perfeito. 




Fonte: oralb.com.br

Imagens: Free Google