Podem se formar manchas na superfície do esmalte dentário quando as moléculas coloridas presentes no vinho tinto, café, tabaco e determinadas frutas aderem à superfície do esmalte, não sendo possível tirá-las apenas com a escovação.
Causas dos dentes manchados ou amarelados
Existem muitos fatores que podem contribuir para as manchas nos dentes, como:
- Uso do tabaco: os pigmentos escuros dos cigarros e o fumo para mascar podem manchar os dentes.
- Higiene dental inadequada: a baixa frequência de escovação e de uso do fio dental para tirar a placa bacteriana pode causar a descoloração do dente.
- Enfermidades: muitas enfermidades podem afetar o esmalte dentário (a superfície dura dos dentes) e a formação da dentina (o material que se encontra debaixo do esmalte), o que pode levar à descoloração. Além disso, os tratamentos para certas dores podem afetar a cor dos dentes. Por exemplo, a radiação na cabeça e no pescoço e a quimioterapia podem manchar os dentes.
- Idade: à medida que se envelhece, a camada exterior do esmalte dos dentes pode se desgastar, revelando a cor amarelada natural dos dentes.
- Genética: algumas pessoas têm uma predisposição natural, o que faz com que seus dentes se tornem amarelados.
Prevenir e tirar as manchas dos dentes
As mudanças no estilo de vida também podem ajudar a prevenir o aparecimento de manchas nos dentes. Por exemplo, beber menos café e refrescos. Caso você seja fumante, considere a possibilidade de parar de fumar ou de fumar menos. Uma higiene dental correta também pode ajudar a tirar e a prevenir as manchas superficiais nos dentes. Algumas pastas de dentes podem ajudar a remover manchas dentais extrínsecas, auxiliando na recuperação da brancura natural dos dentes. Consulte sempre o seu dentista para mais informações.
Está com manchas nos dentes? O Dr. Carlos Telles da Clínica Mais Sorriso pode te ajudar. Agende sua consulta!
Fonte: oralb.com.br
Imagens: Free Google
Nenhum comentário:
Postar um comentário