sexta-feira, 6 de março de 2015

Cuidado dental em idosos

Ser idoso não significa uma diminuição da importância da higiene dental. De fato, o uso de fio dental ajuda a prevenir as cáries que podem causar posterior perda de dentes e a necessidade de usar prótese mais adiante na vida. 


Alguns aspectos do cuidado bucal são particularmente importantes para os adultos idosos:

- Boca seca: a boca seca (xerostomia) pode ser mais comum à medida que a idade avança. Muitos medicamentos, inclusive agentes anti-hipertensivos e antidepressivos, podem causar secura na boca. E se você receber radioterapia, esta também pode contribuir para causar boca seca. 


- Obturações: embora seja possível a formação de cárie ao redor de uma obturação dental velha, com independência do uso de fluoreto, é mais provável o desenvolvimento de cárie ao redor destas obturações em adultos idosos que cresceram sem o uso do fluoreto.


- Doença periodontal de gengivas: a doença frequentemente não é detectada em adultos idosos, em especial aqueles que não consultam o dentista regularmente. Com a idade avançada, as gengivas tendem a retroceder, por isso é conveniente consultar o dentista para verificar se a recessão e as mudanças dentais se devem à doença periodontal. 


- Prótese: se você usa próteses parciais, não descuide dos dentes restantes. Mantinha uma rotina regular de escovação e uso de fio dental para prevenir maior perda dos dentes. Se você usa próteses completas, consulte o dentista regularmente para verificar o ajuste adequado. 


O cuidado oral adequado é um hábito de toda a vida e, é sim possível manter um belo sorriso também na idade adulta. O Dr. Carlos Telles da Clínica Mais Sorriso está pronto para atender aos idosos e cuidar da sua saúde bucal. 



Fonte: oralb.com.br

Imagens: Free Google


Nenhum comentário:

Postar um comentário