Nem todo mundo se dá conta, mas os alimentos que consumimos estão intimamente ligados com a nossa saúde bucal. Alimentos como chocolates, refrigerantes, salgadinhos industrializados, entre outros, podem mesmo ser prejudiciais. O ideal é fazer o consumo adequado e a higiene oral logo após comer um destes alimentos, para que não permaneçam em contato com o dente – o que pode ocasionar um aumento no número de bactérias presentes. O que pouca gente sabe é que existem outros alimentos, aparentemente inocentes, que também podem ser prejudiciais aos dentes. Confira!
1 – Frutas cítricas: quando consumidas de forma exagerada, elas podem ser prejudiciais aos dentes porque, por serem ácidas, geram uma erosão nos dentes, prejudicando o esmalte, provocando desgastes irreversíveis e facilitando o aparecimento das cáries. Após a ingestão, tome um copo de água e espere 20 minutos para escovar os dentes.
2 – Alimentos em conserva: o picles, por exemplo, é altamente ácido devido ao vinagre que é colocado para sua conservação. Evite consumi-los em excesso e dê preferência para os vegetais frescos.
3 – Frutas secas: por serem desprovida de água, grudam com facilidade na superfície dentária, facilitando a proliferação das bactérias da cárie. Não exagere no consumo e escove os dentes logo após comê-las.
4 – Café com açúcar: os pigmentos do café podem ocasionar um escurecimento extrínseco do dente, porém podem ser removidos facilmente pelo dentista. O grande vilão é o açúcar adicionado no café!
5 – Chicletes: como tem alto teor de açúcar, os chicletes facilitam o aparecimento de cáries. As versões sem adição de açúcar, quando consumidos com moderação, podem ser benéficas para a saúde oral. O processo de mascar chicletes aumenta a produção de saliva, neutralizando os ácidos produzidos após a ingestão de certos alimentos.
6 – Molhos de tomate: além de terem muitos corantes escuros, são ácidos - gerando erosão no esmalte e escurecimento dental. Use os molhos prontos com moderação e prefira um molho com tomates frescos.
7 – Vinho: os corantes presentes no vinho tendem a grudar na placa bacteriana. Dentes limpos ficam mais protegidos. Ao consumi-lo, lembre-se, tome água para acompanhar, se possível, com gás. Antes de escovar os dentes, enxague bem a boca para diminuir os ácidos presentes na cavidade bucal, que podem prejudicar o esmalte dos dentes, durante a escovação.
8 – Chás: por conter substâncias corantes pode pigmentar a superfície do esmalte dos dentes. O risco é maior caso eles apresentem irregularidades, pois pequenas partículas podem ficar retidas e se transformar em manchas.
9 – Amêndoas: como são muito rígidas podem causar fraturas nos dentes. Se os dentes estiverem completamente saudáveis, não são prejudicais. Uma dica é fatiar as amêndoas antes de comê-las.
Todos estes alimentos estão presentes no nosso dia a dia. A recomendação do Dr. Carlos Telles é consumi-los com moderação. Qualquer dúvida sobre quais são os alimentos que prejudicam sua saúde bucal procure a Clínica Mais Sorriso.
Fonte: dicasdemulher.com.br
Imagens: Free Google
Nenhum comentário:
Postar um comentário