Os diabéticos têm risco maior para doenças gengivais, pois são, geralmente, mais suscetíveis às infecções bacterianas e a uma diminuição na capacidade de combater as bactérias que invadem o tecido gengival. Não somente as pessoas com diabetes são suscetíveis às doenças gengivais, mas esta pode ter o potencial de afetar o controle glicêmico no sangue e contribuir para a progressão do diabetes.
Por ser diabético a pessoa corre um risco maior de ter problemas com os dentes?
Se seus níveis de glicose no sangue não forem bem controlados, o diabético tem maior chance de desenvolver doença gengival avançada e de perder dentes quando comparado a pessoas que não têm diabetes. Como todas as infecções, a doença gengival pode ser um fator que eleva o açúcar do sangue e pode tornar o controle do diabetes mais difícil. Outros problemas bucais relacionados com diabetes são: candidíase ( ou sapinho – infecção causada por fungo) e boca seca que pode causar aftas, úlceras, infecções e cáries.
Como evitar problemas dentários associados ao diabetes?
O mais importante é controlar o nível de glicose no sangue (isso ajuda a evitar ou aliviar a boca seca causada pelo diabetes). Cuide bem dos dentes e gengivas e faça exames minuciosos a cada seis meses. Para controlar as infecções por fungo, controle bem seu diabetes, procure não fumar e, se usar dentadura, remova-a e limpa-a diariamente.
As pessoas que têm diabetes necessitam de cuidados especiais e do auxílio do seu dentista. Mantenha seu dentista informado sobre qualquer alteração em seu estado de saúde e sobre os medicamentos que estiver tomando. Não se submeta a procedimentos dentários se o açúcar no sangue não estiver bem controlado. Lembre-se: escove os dentes, use o fio dental e consulte seu dentista regularmente.
O Dr. Carlos Telles da Clínica Mais Sorriso pode ajudar os diabéticos a manter uma boca saudável. Agende seu horário.
Fonte: colgate.com.br
Imagens: Free Google
Nenhum comentário:
Postar um comentário