A cárie é fruto de um processo que envolve perda e substituição de sais minerais do dente com o passar do tempo, em resposta aos ataques ácidos diários que ele sofre pela ingestão de alimentos. A formação da cárie pode ser evita com a ajuda do dentista. Basta seguir sua orientação e alimentar-se corretamente, nos horários certos e escovar os dentes com uma pasta a base de flúor pelo menos 2 vezes ao dia. Esta medida é essencial para equilibrar a guerra que se trava na superfície do dente e combater o processo de deterioração que resulta na cárie.
O que é cárie?
A cárie é a deterioração da superfície do dente. As bactérias interagem com os alimentos ingeridos e produzem resíduos na forma de ácidos que provocam a decomposição ou desmineralização de áreas situadas abaixo da superfície do dente.
Toda vez que comemos, ocorre um ataque ácido sobre o dente. O corpo contra-ataca lavando com saliva os restos alimentares e o ácido formado. A saliva neutraliza os ácidos e também contém sais minerais que reconstroem as áreas desmineralizadas do dente ou atacadas pelos ácidos. Esse processo de reconstrução é conhecido como remineralização. As séries de ataque e reconstrução são como uma guerra dentro da boca: o corpo procura reagir para proteger os dentes dos problemas do dia a dia.
Alimentação
Alimentos e bebidas consumidos por períodos prolongados entre as refeições podem deslocar o equilíbrio entre remineralização/ desmineralização a favor da formação da cárie. Comidas que grudam no dente devem ser evitadas entre as refeições porque provocam um ataque ácido forte demais para a saliva combater. Para evitar a cárie, restrinja o consumo de doces, alimentos que grudam nos dentes e bebidas doces entre as refeições.
Bactérias presentes na placa
A placa bacteriana que se forma sobre os dentes deve ser removida por meio de escovação, pelos menos duas vezes ao dia e uso de fio dental uma vez por dia. Certas bactérias promovem mais cáries do que outras porque sabem usar melhor os açúcares e amido dos alimentos que as outras.
Estado de saúde da boca
A saúde dos dentes e da boca é um fator importante para a formação da cárie. A saliva é muito importante e sua ação se dá em diversas frentes, principalmente na diminuição da perda mineral dos dentes e em sua substituição no processo de remineralização.
Como evitar a formação de cáries?
Selantes: as ranhuras e depressões de alguns dentes, como os molares, favorecem o surgimento de caries. Uma maneira de evitar é revestir as áreas mais propícias com um material plástico chamado selante.
Suplementos à base de flúor: a adição dente elemento à água ou à fórmula do antisséptico bucal usado na limpeza dos dentes aumenta a proteção contra cáries e bactérias.
Pasta de dente com flúor: umas das melhores maneiras de evitar a perda mineral ou desmineralização dos dentes e reforçar o processo de substituição ou remineralização é usar pasta de dente com flúor.
Lembre-se consulte sempre o dentista. Só ele poderá indicar o melhor tratamento para as cáries. Agende agora mesmo uma consulta com o Dr. Carlos Telles da Clínica Mais Sorriso e saiba como manter uma boca saudável e livre das cáries.
Fonte: oralb.com
Imagens: Free Google
Dr. a carie é tratável em todos os estágios?
ResponderExcluirPosso perder o dente por causa da carie?