Os refrigerantes destacam-se como uma das fontes mais importantes de cárie dental presentes na dieta, atingindo pessoas de todas as idades. Ácidos e subprodutos do açúcar presente nos refrigerantes desmineralizam o esmalte dental, contribuindo para a formação da cárie. Em casos extremos, o esmalte desmineralizado combinado com escovação inadequada, bruxismo (hábito de ranger os dentes) ou outros fatores pode levar à perda dental.
As bebidas sem açúcar (14% do consumo total de refrigerantes) são menos prejudiciais, entretanto, elas são acidíferas e tem potencial para causar problemas. Cada vez mais o consumo de refrigerantes cresce. Quatro em cada cinco crianças consumem um refrigerante por dia e, alguns adolescentes chegam a beber até 12. Porções maiores gravam o problema. Na década de 80 o consumo era de 180 ml, e na década de 90 este número subiu para 570 ml.
Mas as crianças e adolescentes não são os únicos em risco. O consumo prolongado de refrigerantes tem um efeito cumulativo no esmalte dental. Então, o que fazer?
- reduzir a quantidade de refrigerante consumida
- substituir o refrigerante por bebidas diferentes: especialmente as que contêm menos açúcar e ácido, como leite e sucos 100% naturais.
- enxague a boca com água: após consumir refrigerantes, faça um bochecho com água para remover vestígios da bebida que prolongam o tempo que o esmalte fica exposto aos ácidos.
- use enxaguante e creme dental com flúor: o flúor reduz as cáries e fortalece o esmalte dental.
- faça aplicação de flúor com o profissional: seu dentista pode aplicar flúor na forma de espuma, gel ou solução.
Está consumindo muito refrigerante? O Dr. Carlos Telles da Clínica Mais Sorriso te orienta a reduzir o consumo de refrigerante, a praticar uma boa higiene bucal e usufruir de uma saúde bucal melhor. Agende seu horário!
Fonte: colgate.com.br
Imagens: Free Google
Nenhum comentário:
Postar um comentário