quinta-feira, 5 de março de 2015

Gengivite durante a gravidez

A gengivite é uma inflamação das gengivas causada quando se acumula a placa nos espaços entre as gengivas e os dentes. A acumulação de bactérias pode conduzir à perda de osso ao redor dos dentes e por último causar cárie e perda do dente. Mais de 50% dos adultos têm alguma forma de gengivite. 
 
Gengivite da gravidez

Durante a gravidez, de 60 a 70% das mulheres experimentam uma condição patológica denominada gengivite da gravidez. É causada por um incremento das concentrações de hormônios, o qual pode exagerar a resposta da mulher à placa dental na boca. Esta placa adicional pode causar inchaço, sangramento, avermelhamento e/ou sensibilidade das gengivas. As mudanças das gengivas são mais notáveis a partir do segundo mês de gravidez, até atingir um máximo no oitavo mês. Para controlar a quantidade de placa na boca e prevenir a gengivite, escove os dentes regularmente, ao menos três vezes por dia durante dois minutos e use diariamente o fio dental. Estas condições contribuem paraa reduzir as bactérias que podem causar gengivite da gravidez.



Como evitar a doença das gengivas?

- Escove os dentes, ao menos duas vezes por dia, preferivelmente de manhã e a noite, por dois minutos. 


- Use creme dental anti-placa para ajudar a proteger os dentes das cáries e da gengivite

- Enxague bem a boca após a escovação para eliminar as bactérias nos locais difíceis de atingir

- Use o fio dental diariamente para evitar o acúmulo de bactérias


- Tenha uma alimentação saudável e equilibrada

- Evite açúcar

- Consulte regularmente seu dentista



As grávidas precisam de uma atenção especial. Por isso, a Clínica Mais Sorriso e o Dr. Carlos Telles estão prontos para atendê-las. Agende seu horário e tire suas dúvidas sobre a gengivite da gravidez. 





Fonte: oralb.com.br

Imagens: Free Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário